° / °

Fumaça branca, e agora? Saiba acontece após escolha do novo Papa

Cardeal eleito se encaminha à tradicional Sala das Lágrimas, onde veste os trajes de pontífice pela primeira vez

Por

Vaticano News
Sala das Lágrimas.

 
Habemus papam. Por volta das 13h10 do horário de Brasília desta quinta-feira (8), o conclave com 133 cardeais eleitores elegeu o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. Após o escrutínio, o novo papa se dirige à tradicional Sala das Lágrimas, para vestir os trajes de pontífice pela primeira vez.

No local, três vestimentas com diferentes manequins o aguardam. Elas foram feitas pelo alfaite romano Raniero Manciere, de 86 anos, que já elaborou as vestes de três papas. 

Localizada na Capela Sistina, a Sala das Lágrimas recebeu, em 2013, uma placa com os dizeres “nesta sala, chamada ‘do choro’ em homenagem a Gregório XIV, que derramou lágrimas de emoção aqui em 5 de dezembro de 1590, assim que foi eleito Papa, o novo Pontífice, depois de aceitar a eleição, veste as roupas próprias”. 

Segundo a tradição católica, o novo pontífice deve, além de trocar a roupa, se recolher em oração por alguns minutos. Silencioso e pouco iluminado, o recinto é o lugar onde novo líder da Igreja Católica se recolhe e reflete para tomar consciência do que se tornou. 
 
Ainda na Sala das Lágrimas, o novo Papa escolherá o nome pelo qual deverá ser chamado. Depois deste momento, o novo Papa é esperado para apresentação ao público na sacada da Basílica de São Pedro. Tradicionalmente, a aparição leva entre 30 minutos e uma hora para acontecer.