Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Dia Mundial do Ciclista expõe a dura realidade de quem pedala no Recife

Ciclista de 29 anos foi atropelado por um ônibus no Recife nesta terça-feira (15)

Ciclistas são obrigados a percorrer ao lado de carros quando não há ciclovias ou ciclofaixas

Dados da Ameciclo revelam que a maioria dos ciclistas da Região Metropolitana do Recife utiliza a bicicleta como meio de transporte há cerca de quatro anos, e pedala durante os sete dias da semana. A pesquisa também aponta que muitos usariam mais o meio de transporte se sentissem mais seguros nas vias, e que a principal motivação para adotar a bicicleta foi a economia.
 
A Ameciclo conta ainda com um Observatório Cicloviário, que monitora a infraestrutura para bicicletas na Região Metropolitana, comparando o que foi executado com o que está previsto no Plano Diretor Cicloviário. De acordo com o site, o Recife possui 185,3 km de estrutura cicloviária, ficando à frente de cidades como Jaboatão dos Guararapes (24,9 km) e Ipojuca (17,5 km), que aparecem em posições inferiores no ranking.

No entanto, infraestrutura não é sinônimo de segurança viária. É comum ver motoristas e motociclistas invadindo espaços destinados aos ciclistas, sejam ciclovias ou ciclofaixas. Vale lembrar: a ciclovia é segregada do tráfego de carros, enquanto a ciclofaixa é compartilhada com veículos motorizados.

Acidentes têm se tornado cada vez mais frequentes na capital

Leia a notícia no Diario de Pernambuco