Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Recife realiza ações em apoio às pessoas com Síndrome de Down e doenças raras

Evento na Boulevard Rio Branco reuniu bolo de rolo gigante, apresentações culturais, serviços de saúde e atividades recreativas


Com o lema “Recife, Capital da Inclusão”, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, promoveu duas grandes ações inclusivas na manhã deste domingo (23), na Boulevard Rio Branco, no Bairro do Recife.

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, uma tenda especial foi montada para abrigar um impressionante bolo de rolo de 50 metros de comprimento e 1,5 tonelada. A celebração contou ainda com apresentações culturais, atividades recreativas, serviços de saúde e oficinas de maquiagem e cupcakes. Além disso, um passeio ciclístico inclusivo percorreu a Avenida Alfredo Lisboa e a Avenida Cais do Apolo, em apoio às pessoas com doenças raras.

“Recife é a capital da inclusão e hoje é um dia que representa muito mais do que um momento festivo, de compartilhamento do bolo de rolo e do fato de estarmos reunidos. É um momento para reverberar para a sociedade a importância da política pública inclusiva. Aqui temos ações do Centro Marta Almeida, da Secretaria da Mulher do Recife; do Procon Recife, do Ministério Público de Pernambuco e da Defensoria Pública de Pernambuco. Agradecemos aos parceiros”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. 

O bolo de rolo gigante foi feito através de uma parceria com a Fino Nordeste, franquia de bolo do rolo, a Fecomércio-PE e o SENAC-PE. O chefe Mauro de Castro, proprietário da Fino Nordeste, foi o responsável pela montagem da iguaria que contou com a participação de 45 pessoas com Síndrome de Down do grupo Fazendo Acontecer. “Fazer um bolo de rolo gigante não é só uma questão de aumentar a receita, mas de ajustar toda a técnica. O maior desafio foi a laminação da massa—quanto maior a área, mais difícil manter a espessura uniforme e evitar que quebre. Além disso, a distribuição do recheio foi precisa, assim o bolo ficou equilibrado”, explicou. 

Lucas Evaristo é uma das pessoas com Síndrome de Down que contribuiu com a confecção do imenso bolo. “Eu aprendi a fazer bolo de rolo. É preciso colocar a mão na massa, embrulhar bem e colocar o recheio. Eu gosto muito de cozinhar”, contou ele.

Durante o evento, Camila Basílio, pessoa com Síndrome de Down, apresentou o seu livro Sementes de um Novo Olhar. “Depois do colégio, eu comecei a escrever poesias para expressar os meus sentimentos sobre aquela época. Ele já está disponível para vendas”, disse.

A programação contou com sessão de alongamento para os participantes. Além disso, nove apresentações artísticas fizeram a festa acontecer: cover de Michael Jackson, grupo de dança Arco-íris dos Sonhos, Coral Instituto Maria Alcoforado, Banda do Cervac, Ciranda Projeto Encontro, passistas de frevo, Maracatu do Integrarte, Down%2b e Tio Rodrigo. A capivara Méry Cristina, personagem da Prefeitura do Recife, também marcou presença na ação. Além dos parceiros já citados, a iniciativa teve o apoio também da Secretaria de Cultura do Recife, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Recentro.

Já o passeio ciclístico inclusivo aconteceu em parceria com as secretarias de Saúde, Esportes, Turismo e Lazer, Instituto Breno Bloise, Pedal Duplo Acessível e Bike sem Barreiras da Universidade Maurício de Nassau. Bicicletas adaptadas estiveram à disposição dos participantes.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco