Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Pitombeira dos Quatro Cantos leva frevo e tradição às ladeiras de Olinda no último dia de carnaval

Foliões se despedem do carnaval nesta terça-feira (4) e acompanharam o desfile dos bonecos gigantes

Desfile da Pitombeira dos Quatro Cantos no carnaval 2025

A manhã desta terça-feira de carnaval em Olinda (4) foi marcada por muita cor, frevo e pelo tradicional bloco Pitombeira dos Quatro Cantos, uma das troças mais conhecidas do carnaval de Olinda. Milhares de foliões acompanham o bloco, que tem como marca as fantasias luxuosas nas cores amarelo e preto.

Foliões de diversos locais do Brasil se reuniram no bairro de Guadalupe para ver a saída e acompanhar bloco. Os passistas sincronizados são a principal atração e arrastam os foliões com as danças.

Leia também:

Carnaval de Olinda se despede em grande estilo com 36º desfile dos Bonecos Gigantes

Uma das foliãs que sempre participa do bloco é dona de casa Iana Maria de Oliveira, de 59 anos. Ela conta que saiu do Janga, em Paulista, junto com o marido para acompanhar a passagem do bloco na Rua do Amparo.

“Vim me despedir do carnaval aqui em Olinda e eu e meu marido chegamos há pouco tempo para ver a Pitombeira. Gosto muito desse bloco porque, além de bonito, é organizado. Agora que meus filhos já saíram de casa e estão todos casados, aproveito pra brincar ainda mais o carnaval”, conta.

Desfile da Pitombeira dos Quatro Cantos no carnaval 2025

Por onde a Pitombeira passa, traz consigo a  alegria, frevo no pé e a sensação do verdadeiro carnaval de Olinda. Fundado em 1947, nasceu como uma brincadeira entre amigos que se reuniam no bairro do Recife Antigo e decidiram criar um bloco para brincar o carnaval. 

O nome “Pitombeira” faz referência à pitomba e o grupo também tem um hino oficial, composto pelo mestre Edgard Moraes, que é entoado com entusiasmo pelos foliões durante os desfiles.

Um dos grandes diferenciais da Pitombeira é sua tradicional orquestra de metais, que embala a multidão com frevos vibrantes.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco