O famoso transformador de energia eólica que transitou por quase toda a BR-101 pernambucana na semana passada e, na manhã desta segunda-feira (24) atravessa Campina Grande, na BR-230, está prestes a chegar a chegar ao seu destino final: o município de Nova Palmeira, onde integrará o Complexo Eólico da Serra da Palmeira.
Mas ele não será o único transformador do complexo. Um segundo equipamento está próximo de desembarcar no Porto de Suape. A expectativa é de que até o final de abril ele chegue em Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado repita a operação de escolta pela BR-101, a partir do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul, até a divisa com a Paraíba, em Goiana, no litoral norte.
O Complexo Eólico Serra da Palmeira contará com estes dois transformadores. O primeiro já deve começar a funcionar em junho, quando o parque eólico de Nova Palmeira começa a gerar energia parcialmente. Também fazem integram o complexo os municípios paraibanos de Baraúna, Pedra Lavrada, Picuí e São Vicente do Seridó.