Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Desembargador Roberto Machado toma posse como novo presidente do TRF-5

A cerimônia de posse foi realizada na sede do tribunal, no Recife, e também empossou a nova vice-presidência do TRF-5 e o novo corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5)


A cerimônia de posse foi conduzida pelo o agora, ex-presidente da corte, desembargador federal Fernando Braga. Em seu discurso de posse, Machado destacou as prioridades da gestão. “Nós temos algumas prioridades e uma delas é o PJE 2, que é uma inovação que nós temos no processo judicial eletrônico. Uma outra prioridade que eu citaria é o concurso para juiz federal. Nós temos, no momento, 11 vagas, mas temos uma ideia de que precisamos completar as 64 vagas que estão vagas”, afirmou.
 
Após a posse do presidente, Joana Carolina e Leonardo Resende assumiram a vice-presidência do TRF5 e a Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). 

“A vice-presidente tem a responsabilidade de fazer o filtro de quais recursos vão para Brasília. Hoje, para vocês terem uma ideia, a vice-presidência responde por mais 34% do acerto do Tribunal. Ela controla todos os recursos que vão subir com participação do Tribunal de Justiça ou com participação do Tribunal Federal. A gente tem a responsabilidade de julgar os recursos, principalmente muitos recursos que envolvem as políticas públicas no Governo Federal, que estão sob a tutela do próprio Governo Federal ou sob a tutela do INSS ou da Caixa Econômica, por exemplo”, destaca a vice-presidência do TRF5.


“A gente tem desenvolvido, desde o início do nosso governo, um trabalho muito conjunto e talvez o mais emblemático dele seja a grande concertação que foi feita em relação aos edifícios caixão. Tudo isso foi fruto de um grande acordo e grupo de trabalho montado com quem quer fazer o bem. E ressaltar o papel da Dra. Joana, que lidera esse processo aqui dentro do TRF. Há muitas outras coisas para serem feitas. Os processos de indenização ainda continuam e eu não tenho dúvida nenhuma de que isso é um marco para o estado de Pernambuco, para que a gente tire essa história de a gente ficar assistindo na televisão prédio cair e gente morrer”, frisou a governadora Raquel Lyra. 
 
Estiveram presentes na mesa durante a cerimônia de posse, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias; a governadora Raquel Lyra, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Rafael Ribeiro; e a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Mônica Nobre. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), também estiveram presentes no evento.
 
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco