O espaço onde funciona o Cênicas Cia de Repertório, no Bairro do Recife, foi alvo de ações de criminosos, que invadiram o local e furtaram equipamentos de luz, mesa de som, escada, fios de iluminação, material de figurino e o condensador do ar-condicionado. A informação foi divulgada através das redes sociais do Cênicas Cia nesta terça-feira (18).
Através de uma postagem no instagram, um administrador do espaço, Antônio Rodrigues, mostrou os danos causados pelos criminosos. “Muita luta e lida para construir um espaço cultural na cidade, ainda mais sem patrocínio. É a nossa história de vida, pra arrancarem da gente desse jeito. Não sei nem o que dizer”, relata.
De acordo com o grupo responsável pelo Cênicas Cia, todo o material furtado está avaliado em R$ 30 mil. “Equipamentos que são essenciais para o funcionamento do espaço. Equipamentos que foram conquistados ao longo dos anos com muito, muito trabalho, com muito suor, muita luta. Estamos falando de mais de 20 anos de história que fizeram da Cênicas Cia de Repertório essa companhia que conhecemos hoje”, destaca o grupo.
O espaço se preparava para receber, entre os dias 29 e 30 de março, o projeto “Pequenos Grandes Trabalhos”, que iria abordar temas como sexualidade, solidão, violência e amor.
O grupo pede para que a população se mobilize para pedir medidas que garantam mais segurança e valorização dos espaços culturais do estado.
“Precisamos de ações urgentes para proteger a nossa história, nossos espaços culturais e garantir a dignidade dos cidadãos. Chega de negligência! Vamos exigir mais segurança, cuidado e apoio para o Cênicas e para todos que fazem da arte e do centro, o coração pulsante do Recife”, destaca o grupo na publicação.
Diante do ocorrido, artistas e produtores de outras organizações se mobilizaram para lançar uma campanha com o objetivo de arrecadar doações e adquirir os equipamentos furtados para que o grupo possa voltar a realizar suas atividades.