° / °

Criminosos usam nome da PRF para aplicar golpes

A PRF identificou páginas falsas que geram boletos falsificados, supostamente para o pagamento de multas de trânsito inexistentes

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu, em seu site oficial, um alerta sobre golpes em que criminosos estão se passando pela corporação para aplicar fraudes. Recentemente, foram identificadas páginas falsas que geram boletos falsificados, supostamente para o pagamento de multas de trânsito, enganando vítimas que acreditam estar regularizando infrações inexistentes. 

Como acontece 

De acordo com a PRF, os criminosos têm usado estratégias como o envio de e-mails, mensagens de texto (SMS) e até ligações telefônicas, informando a existência de multas ou de benefícios inexistentes, como prêmios ou promoções. O objetivo é induzir a vítima a realizar o pagamento por meio de boletos falsificados, o que causa prejuízos financeiros e muitos transtornos. 

A corporação esclareceu que as notificações oficiais de autuação por infração de trânsito, emitidas pela PRF, não são enviadas por e-mail, SMS ou outros meios eletrônicos. Esses documentos são enviados exclusivamente pelos Correios ou disponibilizados por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal. Além disso, as infrações também são publicadas, na forma de Edital, no Diário Oficial da União. 

Orientações 

As consultas sobre multas e infrações podem ser realizadas diretamente no site oficial da PRF, através do endereço https://nadaconsta.prf.gov.br/nada_consta/index.jsf, ou nas unidades da PRF em todo o país. 
A recomendação do Detran-PE é que, ao receber qualquer mensagem desse tipo, a pessoa desconfie e busque informações diretamente no site oficial ou nas unidades do Detran.