Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Sonho de criança com autismo inspira detalhes na "roupa" do Galo Gigante

Este ano, o Galo da Madrugada terá suas asas revestidas de azul, remetendo à cor simbólica do autismo, e usará um colar de peças de quebra-cabeças, símbolo reconhecido como identificação das pessoas com TEA

Inspirado no sonho de uma criança de 11 anos, o Galo da Madrugada de 2025 traz uma homenagem especial às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando a importância da inclusão no maior bloco carnavalesco do mundo.  

Além disso, a decoração também é dedicada ao frevo, ao maracatu, à La Ursa e aos catadores de lixo, promovendo um Carnaval mais representativo e ecológico. 


Desde então, Félix passou a enviar desenhos e manifestar seu desejo de ver algo do seu "mundinho" representado no gigante.  


Ana Lúcia de Lima, mãe de Félix, celebrou a homenagem com orgulho: "É um privilégio ver meu filho representando as crianças autistas. Infelizmente, é um mundo bastante esquecido, mas essas homenagens trazem um engrandecimento para eles, uma representatividade necessária." 

A paixão de Félix pelo Galo da Madrugada nasceu em 2019, quando a decoração passou a ser assinada por Leopoldo Nóbrega. Para Ana Lúcia, as cores vibrantes estimularam a imaginação do filho, transformando o Carnaval em um momento especial de alegria. 

"Todo ano eu vou com ele para os pés do Galo. Ano passado, ele encontrou Leopoldo e contou sobre sua paixão. A partir desse dia, ele mandava desenhos e pedia para ter algo do mundinho dele no Galo.", disse a mãe. 
  

Uma rosa azul   

A homenagem a Félix e a outras pessoas com autismo também está simbolizada na rosa azul, que será confeccionada pelo Centro TEA da Prefeitura do Recife e integrada à decoração do jardim do Galo. 

Leopoldo Nóbrega destacou a importância dessa representação: 

"É muito importante levar essa mensagem para milhões de foliões. Assim como Félix, outras pessoas poderão se sentir representadas. O Galo Cidadão Ecológico veio para trazer um olhar de mudanças." 

Ansioso, Félix conta os dias para ver sua homenagem de perto: “Eu quero ver ele lá de cima também. Vai ficar muito lindo e colorido!! Quando eu crescer eu vou ajudar na decoração também.” 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco