O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife realizou, nesta sexta-feira (14), um Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) para testar a capacidade de resposta das equipes de emergência e aprimorar os protocolos de atendimento durante o Carnaval 2025.
A atividade, que faz parte das ações preventivas para garantir a segurança dos foliões, aconteceu na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo, um dos principais polos da festa na capital pernambucana.
O Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) é uma situação que envolve um número elevado de feridos, podendo sobrecarregar os serviços essenciais como abastecimento, comunicação e transporte. Para lidar com esses cenários, o Samu adota protocolos rigorosos de comando, comunicação e controle, essenciais para garantir um atendimento rápido e eficiente.
A equipe do SAMU enfatizou que estar atualizado e qualificado para a realização dos protocolos é necessário para um atendimento eficaz, onde é necessário fazer verificação da segurança do local para aproximação da equipe, isolar o espaço para deixar o local seguro, para que então, possa ser realizado uma triagem das vítimas, separando-as pela gravidade para serem encaminhadas para uma unidade de saúde.
A realização desse tipo de simulado é uma das diversas medidas adotadas pelo Samu para aumentar a segurança nos eventos de grande porte da cidade, como o Carnaval, quando o fluxo de pessoas nas ruas é consideravelmente maior. Além de treinar os profissionais, a ação visa reforçar a importância da preparação para emergências, minimizando os impactos de possíveis incidentes durante as festividades.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco