O empresário Cornélio Coimbra de Almeida Brennand faleceu na madrugada desta quarta-feira (5), aos 96 anos, por causas naturais. Segundo familiares, ele estava em sua residência na Mata de São João da Várzea, no Recife.
O velório será realizado no Cemitério Morada da Paz, a partir das 17h. A cremação ocorrerá às 19h e será restrita à família.
Irmão do artista plástico Francisco Brennand e empreendedor de referência nacional, liderava o Grupo Cornélio Brennand (GCB). Fundada em 1917, a empresa atua em diversos setores, como produção de cimento, vidros planos, cerâmica, e na geração de energia renovável, além do ramo imobiliário.
Seguindo os negócios mais tradicionais da família, atuou na produção de açúcar até 1997, quando vendeu a Usina Trapiche – último negócio da empresa no setor.
Em nota, o Grupo Cornélio Brennand destacou que “a tradição de empreender, com excelência, dinamismo e integridade, foi um valor que pautou toda sua trajetória empresarial, empreendendo em diversos setores, como cerâmico, sucroalcooleiro, porcelana, cimento, energia, vidro e desenvolvimento imobiliário.
O comunicado ressalta ainda que: “Fundamental para a construção da história do Grupo Cornélio Brennand, Cornélio foi um exemplo de dedicação e união familiar. Homem de princípios e valores sólidos, dedicou sua vida à construção de um legado familiar e empresarial que transcende o Grupo e incorpora com muita honra e responsabilidade seu nome, impactando não apenas o negócio, mas também a vida de todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”.
O Grupo Cornélio Brennand conclui a nota enfatizando que “fiel aos ensinamentos de seu fundador, seguirá honrando sua memória, mantendo vivos os princípios que norteiam nossas ações e que nos inspiram a seguir construindo um futuro condizente com seu legado”.
Pronunciamentos
Em nota, a governadora Raquel Lyra lamentou o falecimento do empresário.
“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, que nos deixou nesta quarta. Cornélio dedicou sua vida ao empreendedorismo e deixa um legado de compromisso com desenvolvimento sustentável em nosso estado por meio do Grupo Cornélio Brennand referência na geração de energia renovável, desenvolvimento imobiliário, vidros e cimento”, afirmou.
O senador pernambucano Fernando Dueire se manifestou, em nota, sobre o falecimento de Brennand.
"Com grande pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, uma referência em nosso País. Um homem simples e discreto cuja trajetória de sucesso foi marcada pela dedicação, visão empreendedora e compromisso com o desenvolvimento econômico e social. Dr. Cornélio deixa um legado duradouro, que inspira a todos nós. Aos seus familiares e amigos minhas mais sinceras condolências", escreveu.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, também prestou condolências.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, ocorrida nesta quarta-feira. Irmão do artista plástico Francisco Brennand, Cornélio teve uma trajetória longeva no comando dos negócios da família. Empresário bem sucedido, fundou, em 1946, o Grupo Cornélio Brennand, que tem atuação de referência na geração de energia de fontes renováveis, produção de vidros planos e cimento e ainda no setor imobiliário. O empresário deixa para Pernambuco e o país um legado de liderança, dedicação, trabalho e capacidade produtiva. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e despedida”, disse, em nota.