Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Homem da Meia Noite festeja 93 anos com cortejo pelo Capibaribe

Percurso foi acompanhado por vários blocos líricos tradicionais, como Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Cordas e Retalhos, Batutas de São José, Flor da Lira de Olinda e o Bonde Carnavalesco Lírico


Apesar das previsões meteorológicas indicarem chuva neste domingo (2), o tempo colaborou e o sol brilhou para a passagem do Homem da Meia-Noite, o icônico calunga de Olinda, que celebrou 93 anos em grande estilo.  

A festa começou no fim da tarde, com um cortejo pelo Rio Capibaribe, seguindo até o Marco Zero, no Recife, onde foi realizada uma grandiosa celebração carnavalesca. 

O desfile não apenas marcou o aniversário do boneco gigante mais famoso do Carnaval de Pernambuco, mas também homenageou Iemanjá, a rainha das águas segundo as tradições do candomblé. Durante o trajeto, foram oferecidos perfumes e flores em sinal de devoção.

O percurso foi acompanhado por vários blocos líricos tradicionais, como Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Cordas e Retalhos, Batutas de São José, Flor da Lira de Olinda e o Bonde Carnavalesco Lírico. Os foliões seguiram em cortejo até o Paço do Frevo, celebrando a cultura e a história do Carnaval pernambucano. 

No fim do percurso, clarins esperavam nos arredores do Marco Zero, sendo quase ofuscamos por uma multidão de foliões que gritavam a chegada do calunga.

O cortejo acompanhou o Homem até o Paço do Frevo, onde haveria a comemoração dos 93 anos do Calunga. 

Homenagem e expectativas 

Adilson Moraes, presidente do bloco Homem da Meia-Noite, comemorou o sucesso do evento e falou sobre a contagem regressiva para o Carnaval, que começa no dia 1º de março. 

“O que os foliões podem esperar é muito amor, muita dedicação, um Carnaval de paz, um Carnaval de alegria. É isso que a gente tem a oferecer. E, como sempre, um Homem da Meia-Noite elegante, sedutor e, mais uma vez, com roupa nova.” 

Sobre a homenagem a Iemanjá, o presidente destacou que o ritual já havia ocorrido durante o trajeto: 

“O barco já recebeu a bênção, já teve uma oração e já está pronto para Iemanjá. Ela já foi homenageada, já foi presenteada e nos ofertou o Homem da Meia-Noite para levar aos nossos foliões.” 

Este ano, o Homem da Meia-Noite trajou azul em referência à Rainha do Mar. “Se você observar, a roupa dele é dedicada a Iemanjá”, disse o presidente.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco