Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Com investimento de R$ 185 milhões, governadora assina ordem de serviço para construção de 38 creches em Pernambuco

A meta é entregar aproximadamente 10 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses até fevereiro de 2026

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (19), a ordem de serviço para a construção de 38 novas creches em Pernambuco. Ao todo, trinta municípios serão beneficiados, e cerca de 10 mil crianças terão acesso ao benefício. 

Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 185 milhões para a construção das novas unidades. A meta é entregar aproximadamente 10 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses até o início de 2026.  

O evento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença de prefeitos de alguns municípios beneficiados, da vice-governadora Priscila Krause e outras autoridades. 

Entrega e funcionamento 

Raquel Lyra afirmou que, quando as creches entrarem em funcionamento, previsto para fevereiro de 2026, o Estado custeará o primeiro ano de operação.  


De acordo com Raquel Lyra, um levantamento detalhado foi realizado para identificar os municípios e as crianças que mais necessitam de vagas nas creches.  

"Foi feito um cruzamento de dados, com informações da agência social, do IBGE, da saúde, especialmente do programa Saúde da Família. Identificamos onde há crianças fora da creche e, com isso, criamos o que chamamos de 'mapa de calor', apontando as áreas com maior ausência de vagas. As creches serão destinadas a esses municípios", explicou. 

Importância  

A governadora enfatizou a relevância desse projeto para o futuro das crianças: “Isso é compromisso com as próximas gerações, garantindo que Pernambuco dê um salto de qualidade ao permitir que nossas crianças ingressem mais cedo na escola, sejam alfabetizadas na idade certa e, com isso, possam ter uma vida adulta com muito mais independência e autonomia. Estamos garantindo o direito dessa juventude de colecionar seus sonhos”, afirmou Raquel Lyra.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco