Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Com quase quatro mil casos em menos de dois meses, municípios se preparam para o combate à Covid-19 no Carnaval

Doença volta a preocupar após aumento de casos no início do ano; 12 mortes já foram confirmadas nesse período


O vírus da Covid-19 voltou a ter um alto registo de casos desde o final de 2024. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, através do Boletim de vírus respiratórios referente ao período entre 29/12/2024 a 08/02, que foram notificados 3.921 casos leves e 42 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, com 12 óbitos.

Com o Carnaval cada vez mais próximo, a preocupação é a explosão de casos após o evento, que reúne multidões e aglomerações, situações favoráveis à transmissão do vírus causador da pandemia global de 2020 a 2023.

O Diario procurou as prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão, cidades que recebem milhões de foliões no período carnavalesco. Os municípios informaram quais são suas respectivas ações referentes à Covid para o período da folia.

Recife

A Secretaria de Saúde do Recife estará contando com dez unidades de saúde, sendo oito da rede municipal e duas da complementar, oferecendo atendimento de urgência 24 horas em diversas especialidades, como clínica médica, para pessoas que apresentarem sintomas de Covid. A lista completa de unidades pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/unid_hosp_servicos_carnaval_2025.

A capital pernambucana também trata a vacinação como principal medida de proteção. A Secretaria de Saúde  conta com diversas unidades de referência para atendimento e vacinação, distribuídas por toda a cidade: Além da imunização, outras precauções são recomendadas, como lavar as mãos regularmente, manter os ambientes ventilados, utilizar máscara caso apresente sintomas gripais e evitar aglomerações se estiver doente.

Para aqueles que apresentarem sintomas de Covid-19, a Prefeitura do Recife disponibilizará unidades de testagem destinadas a moradores que estejam no período de até sete dias após o início dos sintomas. O agendamento é obrigatório e deve ser feito pelo Conecta Recife.

Em caso de teste positivo, a orientação é evitar contato próximo com outras pessoas, permanecer em casa durante o período indicado pelas autoridades de saúde e procurar atendimento médico se houver febre persistente, dificuldade para respirar ou agravamento dos sintomas. Os testes também estão disponíveis em hospitais e serviços de pronto atendimento para situações que exijam avaliação médica.

Olinda

A Prefeitura de Olinda informou o reforço da campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta etapa, a imunização na cidade será centralizada nas policlínicas, distribuídas pelos bairros, das 8h às 16h. O mesmo ocorre no ponto de vacinação do Shopping Patteo, localizado no bairro de Casa Caiada, também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O Centro de Testagem de Olinda, instalado na Policlínica Ouro Preto, também segue em operação. A unidade fica localizada na Rua Peixe Agulha, no bairro de mesmo nome, operando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com demanda espontânea.

Jaboatão

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informou o monitoramento contínuo de qualquer mudança do perfil epidemiológico do município. Em caso de aumento de casos de Covid-19, ações como ampliação dos locais de testagens serão adotadas. 

A respeito de vacinação, atualmente o município conta com as vacinas:
XBB - a partir de 6 meses
Pfizer baby - a partir de 6 meses a menor de 5 anos 
ZaliKa -  a partir de 12 anos para idosos, gestantes e o grupo especial 
 
Não é necessário agendamento para a população se vacinar nas unidades listadas abaixo, para os grupos recomendados. É preciso levar documento com foto, cartão do SUS ou CPF e cartão de vacina.

Postos de vacinação:
 
Regional 1: Policlínica Mariinha Melo - Vila Rica
Regional 2: Policlínica Cônego Pedro - Cavaleiro
Regional 3: Policlínica Manoel Calheiros - Curado
Regional 4: UBT Marcos Freire - Marcos Freire
Regional 5: Policlínica Carneiro Lins - Guararapes
Regional 6: USF Catamarã - Candeias
                     USF  Barra 1 - Barra de Jangada
                     UBT Dom Helder - Candeias
Regional 7: Policlínica Leopoldina Tenório - Jardim Jordão

Leia a notícia no Diario de Pernambuco