Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Carnaval 2025: Rei e a Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência são escolhidos

O concurso ocorreu no Carnaval do Praia sem Barreiras, na manhã deste sábado (22).

Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência foram escolhidos

Nesta 4° edição, os oito candidatos e as 11 candidatas foram da área da deficiência intelectual.

“Estou muito feliz, eu adoro dançar”, comentou a Rainha logo após a coroação. “Está tudo muito bonito e organizado”, disse o Rei, comemorando.

Os Clássicos do frevo com as orquestras Luzes da Folia e Som de Pernambuco, banho de mar assistido e um café da manhã reforçado também fizeram parte do cenário do Carnaval do Praia sem Barreiras 2025. 
 
O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, da Prefeitura do Recife, desde 2014. 

“Neste ano, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife está trazendo para as ruas, para Folia de Momo, a temática do Carnaval de Direitos. O que a gente quer é mostrar que a nossa cidade está preparada para todos e todas. Um carnaval tão democrático também é o carnaval da acessibilidade”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. “O 4º Concurso para Eleição do Rei e da Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência foi realizado, de forma inédita, junto com o Carnaval do Praia sem Barreiras, que é um projeto tão importante e que oferece acessibilidade para que as pessoas possam aproveitar a praia no seu momento de lazer”, concluiu.

Conheça o projeto 
O Praia sem Barreiras consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade também pode ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta.
 
O horário é das 8h às 13h, e ocorre às sextas, sábados, domingos e feriados na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A Prefeitura do Recife, em parceria com a UNINASSAU e a Empetur, realizam o projeto.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco