{{channel}}
Chefe do Estado Maior do Exército visita Comando Militar do Nordeste
General de Exército Richard Fernandez Nunes as evoluções do planejamento estratégico do Comando Militar do Nordeste

O Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General de Exército Richard Fernandez Nunes, realizou, nesta terça (4), uma visita ao Comando Militar do Nordeste, na Zona Oeste do Recife.
Ele acompanha as evoluções do planejamento estratégico do Comando Militar do Nordeste.
Também promove uma interação com entidades de interesse primordial para a Força Terrestre.
O general participou de uma palestra, seguida de debates com as autoridades e personalidades presentes no Forte Guararapes.
Esta jornada abordou, inicialmente, o apreço que a instituição tem com os seus preceitos e valores.
Nesse sentido, o Estado-Maior do Exército publicou em 2024 suas diretrizes sobre a ética profissional e a liderança militar, atributos essenciais para a carreira militar.
Em seguida, foi explanado sobre o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). Essa iniciativa do setor de defesa está se revelando um sucesso pela grande quantidade de jovens alistadas.
O Chefe do Estado-Maior do Exército também abordou a importância, para uma instituição de Estado, como o Exército de Caxias, dominar ferramentas a exemplo da comunicação estratégica e a inteligência artificial.
Também enfatizou as premissas do Planejamento Estratégico do Exército (PEEx), voltado a desenvolver capacidades militares que mantenham a instituição à altura da grandiosidade do seu País. Para isso, o Estado-Maior do Exército é responsável por acelerar a consecução do Portfólio Estratégico do Exército, estabelecendo, para esse escopo, parcerias com vários setores da sociedade brasileira.
Nesse mesmo panorama, a Concepção Operacional do Exército Brasileiro (COEB), que tem essas metas de longo prazo para geração de força, traça o desenho da Força 40 ao final do Planejamento Estratégico do Exército (2024-2039).
O desenvolvimento de capacidades, elencadas pelas linhas de esforço planejadas, vai permitir um aumento da efetividade da Força Terrestre nas Operações em todos os espectros nos mais variados domínios e dimensões.
Para atingir esses objetivos essenciais nesse cenário mundial atual é fundamental um entendimento que o orçamento de Defesa necessita de uma prioridade adequada. Com isso, o Exército, nascido aqui nos Montes Guararapes sempre permanecerá com as suas tropas em condições de, efetivamente, ser o “Braço Forte” de proteção da Pátria e a “Mão Amiga” que acolhe o povo brasileiro nos momentos de angústia.