Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Boato de ataque de tubarão no Pina: Secretaria de Meio Ambiente desmente informação que circula nas redes sociais

As imagens que circulam nas redes sociais são de um ataque ocorrido em 2023


Neste fim de semana, circularam mensagens no WhatsApp sobre um suposto ataque de tubarão na praia do Pina, Zona Sul do Recife. A informação disseminada é falsa e a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) divulgou um comunicado desmentindo o ocorrido.

De acordo com a pasta, as imagens divulgadas amplamente no aplicativo de mensagens são referentes a um incidente antigo, ocorrido em 5 de março de 2023. Naquela data houve um incidente com tubarão nas proximidades da igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

No comunicado, a Semas orientou “ao público que, antes de compartilhar qualquer informação, imagem ou vídeo, é preciso confirmar se a informação é verdadeira. Espalhar notícias falsas causa pânico desnecessário”.

Além disso, a pasta destacou que o banho de mar é proibido em um trecho de e 2,2km entre o Hotel Barramares e a Igrejinha de Piedade. A proibição faz parte do decreto municipal n%u2070 79/2021, de Jaboatão dos Guararapes.

Relembre o caso

O ataque de tubarão ocorrido em março de 2023 envolveu um adolescente de 14 anos, que teve a perna amputada, após vários procedimentos cirúrgicos.

O jovem estava brincando na areia e decidiu entrar no mar rapidamente em uma área que seria permitida para banhistas,  de acordo com a  Prefeitura de Jaboatão na época. No entanto, o local onde o jovem mergulhou ficava próximo à igrejinha de Piedade, área conhecida por ataques do tipo.

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco