Moradores do bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, têm perdido noites de sono com medo de deslizamentos provocados pelas chuvas nas barreiras das localidades. Uma delas fica localizada na Rua Conde do Arcanjo e já teria caído parcialmente, segundo residentes do bairro.
A autônoma Márcia Maria, de 47 anos, mora com o marido e as duas filhas na Rua Córrego do Arcanjo há mais de 10 anos, próximo a uma das barreiras que ameaça deslizar. Segundo ela, as recentes chuvas que atingiram a capital pernambucana foram motivo para passar as noites em claro com medo de deslizamentos.
“Estou com muito medo por causa da barreira que fica atrás da minha casa. Meu vizinho conseguiu fazer um pedaço da dele, mas eu não tenho condições e estou vendo a hora da barreira cair e arrastar a casa de cima. Com essas últimas chuvas a gente não dormiu e deixou a porta aberta, porque qualquer coisa a gente corria e deixava tudo”, relata Márcia Maria.
De acordo com a moradora, a “situação é precária” e ela não possui condições para mudar de residência. Ela destaca que a Prefeitura do Recife realiza limpezas na barreira, mas que os riscos continuam os mesmos e que não há previsão para que sejam feitas obras de encostas.
Márcia Maria ainda relata que a barreira fica próxima de uma escola municipal e que já comprometeu parte da estrutura do colégio.
“No ano passado arriou uma barreira de uma vizinha. Só não matou ninguém porque não tinha ninguém em casa. Foi um livramento, mas levou a cozinha todinha dela”, complementa.
Registros feitos por outros moradores nas redes sociais por outros moradores da localidade mostram a vegetação alta sobre a barreira. Um vídeo compartilhado no Instagram de Leonardo Myquel em maio do ano passado mostra que uma parte da barreira já havia deslizado. Através das redes sociais, ele mostra os problemas estruturais do bairro.
O que diz a Prefeitura do Recife
Por meio de nota, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) informou que "ainda neste primeiro semestre, deve finalizar o projeto para realizar a contenção da encosta localizada nas proximidades da Rua Córrego do Arcanjo, em Nova Descoberta".
A autarquia destacou que concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 11 mil famílias — o equivalente a mais de 44 mil pessoas — e totalizando R$ 217,5 milhões em investimentos.
"Atualmente, outras 23 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 2.250 famílias, com um aporte de R$ 86 milhões".
Leia a notícia no Diario de Pernambuco