{{channel}}
''Nosso foco é combater a violência urbana'', diz novo procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, em posse
A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (29 no Recife
O novo procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier, participou de uma cerimônia solene de posse na tarde desta quarta-feira (29), no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife. O procurador-geral já havia tomado posse formalmente no cargo para o triênio 2025-2027 no dia 13 de janeiro.
José Paulo Xavier foi o mais votado na eleição interna do dia 7 de janeiro, alcançando 262 votos dos promotores e procuradores de Justiça.
O objetivo do novo procurador-geral é fortalecer ações do Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO).
“Nosso foco é voltado principalmente para o combate à violência urbana, especialmente à criminalidade organizada e à liberdade do cidadão e, ao mesmo tempo, virar recursos do Estado, que são necessários à nossa gestão de saúde, educação, transporte e segurança. Essa é a prioridade da nossa gestão, sem descuidar, evidentemente, de todas as nossas atribuições, junto à defesa da cidadania como um todo”, afirmou.
José Paulo Xavier ainda ressaltou o papel do Ministério Público para manter a democracia.
“O Ministério Público constitucionalmente é o defensor da ordem jurídica e do regime democrático e nunca olvidará esforços para essa defesa. Temos que fazer com que o Brasil tenha a solução democrática consolidada, não há risco sobre isso. As instituições estão preparadas para manter e defender esse interesse maior da nação”.
A governadora Raquel Lyra foi representada pelo secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que comentou sobre a importância da relação de parceria entre a gestão estadual e o MPPE.
“O Ministério Público é um grande parceiro do Governo de Pernambuco e sempre foi. Obviamente, com a vinda do José Paulo, eu acredito que nós vamos aprimorar ainda mais e ampliar ainda mais essa parceria. Respeitando, como sempre, a harmonia de todos os Poderes. Eu acho que esse é um dos princípios de direito. Mas estamos aqui, de fato, para prestigiá-lo, porque é uma instituição que tem tido toda uma parceria de longa data com o governo de Pernambuco”, registrou.
O prefeito do Recife, João Campos, também esteve presente na cerimônia solene de posse.
“A gente veio aqui prestigiar a posse de José Paulo, o procurador-geral do Ministério Público do Pernambuco. A gente sempre tem o papel de respeitar todas as instituições, buscar de forma proativa o diálogo, parcerias, como ações voluntárias importantes. Então, ações que são feitas através de parcerias, são várias, cada secretaria, normalmente, tem um ponto de referência dentro do Ministério Público. A nossa ordem é procurar os Poderes, procurar os outros órgãos e buscar, sempre com o espírito público, fazer o melhor para a cidade”, destacou Campos.
Quem é João Paulo Xavier
Natural do Recife (PE), ele tem 50 anos de idade e 25 anos de carreira no MPPE. Tomou posse em 1º de julho de 1999, quando assumiu a Promotoria de Justiça de Ouricuri.
Ao longo da carreira, também foi titular de Promotorias de Justiça em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife.
É titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (infância e juventude) e exerceu a função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde novembro de 2022, na gestão de Marcos Carvalho como Procurador-Geral de Justiça.
Também foi assessor da Corregedoria-Geral do MPPE, coordenador do CAO Criminal, integrante do Núcleo Integrado de Repressão ao Crime Organizado (NIRCO, atual GAECO) e do Conselho Penitenciário.
Ele liderou a lista tríplice que foi encaminhada à governadora Raquel Lyra, a qual o nomeou no mesmo dia.