° / °

Suspeito de roubar cabos é encontrado morto junto a trilho do metrô, próximo à Estação Alto do Céu

Segundo a CBTU, foram encontradas ferramentas junto ao corpo do homem de 24 anos

Por

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que um homem, de 24 anos, foi encontrado morto junto aos trilhos do Metrô do Recife, próximo à Estação Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (5). 

“Equipamentos utilizados para cortar cabos foram encontrados próximos ao corpo, o que sugere que o óbito se deu em consequência de uma provável tentativa de furto de cabos de energia”, afirmou, em nota, a CBTU. A identidade da vítima não foi divulgada.

A companhia reforça a importância de respeitar a sinalização de segurança, como também nunca descer à via por conta dos riscos de atropelamento e choques elétricos de alta tensão. Além de colocar a segurança em risco, o furto de cabos pode causar atrasos e paralisações no sistema.

Prejuízos
De acordo com a CBTU, só no ano passado foram registrados 27 casos de furto ou roubo de fios e cabos de energia no metrô, uma a menos que em 2023. O prejuízo financeiro chegou a R$ 20 mil, na soma dos dois anos, com aproximadamente 700 metros de cabos roubados.

O maior dos prejuízos, no entanto, quem arca é o passageiro. Nos trechos em que acontecem os furtos, o trem pode chegar a parar, ou tem a sua velocidade reduzida extremamente, caindo da casa dos 40km/h a 50km/h para 10km/h a 15km/h, gerando atrasos e até cancelamento de viagens.

Por isso, a CBTU destaca a importância dos usuários colaborarem caso percebam qualquer movimentação suspeita próximo a fios e cabos. A linha Metrô Denúncia (3972-8778) funciona 24h por dia, todos os dias da semana. A identidade do denunciante será preservada.