° / °

Dia de Nossa Senhora da Conceição: conheça a história por trás da Festa do Morro

Muitas pessoas sabem da grandiosidade da festa, mas poucos conhecem a história da santa e o vínculo com o Morro

Por

No dia 8 de dezembro, os olhos dos fiéis se voltam para Nossa Senhora da Conceição, uma das representações mais amadas da Virgem Maria. No Recife, a devoção atinge seu ápice no Morro da Conceição, onde milhares de pessoas celebram a data com um misto de fé, tradição e emoção.  

Muitas pessoas sabem da grandiosidade da festa, mas poucos conhecem a fundo a história da santa, o significado do seu nome e como a sua imagem é tão sagrada na Zona Norte da capital pernambucana. 
 
 

História de Nossa Senhora da Conceição 

Maria é reverenciada em várias partes do mundo sob diferentes títulos, que refletem aspectos específicos de sua vida ou devoção. "Nossa Senhora da Conceição" é um desses títulos e está ligado diretamente ao dogma da Imaculada Conceição. 

A palavra conceição significa "concepção" e, no contexto católico, refere-se ao fato de Maria ter sido concebida sem o pecado original. Esse dogma, proclamado oficialmente pelo Papa Pio IX em 1854, afirma que Maria foi escolhida por Deus desde o início de sua existência para ser um exemplo de pureza e santidade, tornando-se digna de ser a mãe de Jesus Cristo. 

Esse título não se refere ao nascimento de Jesus, mas à própria concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana, algo que muitos confundem. Assim, a Imaculada Conceição celebra a preservação de Maria do pecado original, um privilégio único dado a ela por sua missão divina. 
 
 

Vínculo especial com o Morro da Conceição 

O vínculo de Nossa Senhora da Conceição com o Morro da Conceição começou no século XIX, quando a região, ainda pouco habitada, recebeu uma pequena capela dedicada à santa. O local, elevado e de difícil acesso, rapidamente se tornou um ponto de peregrinação. 

De acordo com as informações fornecidas pelo Santuário do Morro da Conceição, o grande marco veio em 1904, quando a Arquidiocese de Olinda e Recife decidiu instalar no morro uma estátua da Imaculada Conceição. A escultura, encomendada na França, foi trazida em partes e montada no topo do morro para celebrar os 50 anos da proclamação do dogma.  
 
 

Com mais de 3 metros de altura, a estátua representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis 3,15, onde Deus diz: Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça.  

A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife. 

A partir daí, o local que antes era chamado de Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros e passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição, ganhou notoriedade, atraindo fiéis de toda a cidade e do estado. A cada ano, o número de devotos que visitam o local só cresce.