Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

TJPE lança livro sobre a história do Palácio da Justiça, no Recife

"O Palácio da Justiça de Pernambuco - Da pedra fundamental à inauguração (1924-1930)". será lançado neta terça (8)

TJPE fica no Recife

O livro aborda a história do prédio que simboliza a sede administrativa do TJPE. A
o todo são 172 páginas, incluídas as capas. 

Conforme a autora, Carla Romeiro Nanes, a divisão temática do livro foi feita em capítulos que auxiliam o leitor a imergir no tempo e no espaço do ambiente em  que o prédio foi erguido, com peculiaridades sobre o período, entre 1924 e 1930.

Há informações sobre os  conceitos de modernidade pelos quais a cidade do Recife estava passando, tendo como referência a cidade de Paris, símbolo de glamour, cultura, arte, bom gosto e sofisticação.

"Os capítulos abordam desde as dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário, por ser o único dos Poderes estaduais sem uma sede própria; os dois governadores que estiveram à frente desse evento; a abordagem da imprensa governista e de oposição, isso desde a pedra fundamental até a inauguração. Também aponta a contextualização do Palácio da Justiça com a Praça da República; as divisões internas dos ambientes, elaborados com o conceito de hierarquização utilizado pela Escola de Belas Artes de Paris, da formação acadêmica do arquiteto Giácomo Palumbo; os detalhes externos da fachada; havendo, também, um apêndice no final do livro no qual são apresentadas outras sedes estaduais de Justiça construídas no mesmo século", informa Carla Romeiro Nanes.

O livro não estará disponível comercialmente. A aquisição da obra será efetuada excepcionalmente em seu lançamento nesta terça-feira (8/10), através do TJPE e do Memorial da Justiça pernambucana.

Solenidade
 
A solenidade de lançamento de "O Palácio da Justiça de Pernambuco - Da pedra fundamental à inauguração (1924-1930)" contará com a presença do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; do presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal, desembargador Alexandre Assunção; e da historiadora e gerente do Memorial da Justiça do TJPE, Cristhiane Raposo; dentre outros membros do Poder Judiciário pernambucano. 

Autora 
Carla Romeiro Nanes de Aguiar é analista judiciária do TJPE desde 1989, e está lotada atualmente no gabinete do desembargador Alberto Virgínio. Ela tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela Faculdade Universo; e é mestra em História pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Carla conta que o desejo de escrever sempre a acompanhou desde sempre, mas só veio a ser materializado de modo efetivo através do E-book com o mesmo título do livro que está sendo lançado agora, que foi o produto final de seu mestrado. 

"O desejo de escrever sobre a história do Palácio da Justiça surgiu quando eu ingressei no mestrado profissional em História da Unicap, mas a curiosidade sobre essa história surgiu desde que comecei a trabalhar no prédio, porque sempre fui encantada pela beleza e pelos detalhes ornamentais que compunham a sua arquitetura. É um sentimento de muita felicidade e realização pessoal, como também de muita gratidão e plenitude. É o desfecho glorioso de uma história acadêmica e profissional de muito empenho e dedicação. De muito comprometimento e de muita responsabilidade. Agradeço a Deus por este momento tão especial em minha vida", pontuou a escritora. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco