Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Jovem que morreu em tiroteio com PM estava armado e atirou primeiro, diz suspeito preso

As informações são do interrogatório de Rhaoni Matheus da Silva, de 21, obtido pelo Diario de Pernambuco, que se rendeu e foi preso em flagrante durante a ação policial

Armas e drogas foram apreendidas

 Em depoimento, Rhaoni afirma que PMs foram até sua casa, no dia da ocorrência, após receberem uma denúncia de que haveria uma arma de fogo no local. O objeto, no entanto, não estava lá.

A região de Nazaré da Mata é alvo de incursões policiais por causa de dois homicídios, ocorridos neste mês, supostamente ligados ao tráfico de drogas. As vítimas eram Danillo José Sacramento Francisco, de 17 anos, e Ruan Gonçalves de Souza, de 22.

Confronto

Segundo Rhaoni, pouco depois de receber os policiais, ele foi encontrar com Joabe para fumar maconha. Com passagem por tráfico, o homem saiu da cadeia em junho de 2023 e alega não estar mais envolvido com a venda de drogas desde então. 

Já Joabe cumpria medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade (Casem). No depoimento, Rhaoni diz que sabia da situação do jovem. “Ele tinha lhe dito que esse final de semana não voltaria mais para a unidade”, registra o documento. 

Sobre o dia da ocorrência, o homem afirma ter testemunhado o momento em que o adolescente enterrou drogas em uma cocheira, onde criava animais, antes de os dois se dirigirem a uma área de mata. O jovem estava com uma pistola, de acordo com o relato.

“Quando Vaqueiro (Joabe) visualizou os policiais se aproximando, efetuou disparos contra o efetivo, o que foi revidado”, consta no depoimento. O interrogatório foi registrado na 11ª Delegacia Seccional de Polícia (Goiana).

Rhaoni nega que estava armado. Segundo afirma, ele começou a correr em meio ao tiroteio e viu que o adolescente também tentou fugir. Joabe, entretanto, foi atingido e “ficou sem força”.

“Antes de cair ao chão, já ferido, pediu para segurar a sua pistola”, declara Rhaoni. Ele teria negado o pedido. Em seguida, deitou no chão e foi detido pelos agentes, segundo o depoimento.

Responsável por apontar para os policiais onde as drogas estavam escondidas, o preso afirmou que não sofreu agressões físicas e culpou o adolescente pelos entorpecentes.

No local, os agentes encontraram 94 bigs de maconha, mais 104 gramas da droga prensada, além de crack e R$ 20. Uma pistola calibre .45 e três celulares dos suspeitos também foram apreendidos.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco