{{channel}}
Devotos de São Francisco levam animais para bênção no Recife: ''Experiência divina'', diz tutor
A ação aconteceu nesta sexta-feira (4), na Praça Souto Filho, na Zona Norte da cidade

Devotos de São Francisco levaram bichos de estimação para receber bênção, nesta sexta (4), data de homenagem ao santo, considerado o padroeiro dos animais.
A ação foi marcada pela presença de fiéis e de muitos animais na Praça Souto Filho, conhecida como Praça dos Cachorros, localizada no bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife.
Flávio Reis, comerciante e tutor da cadela Lilica, de 11 anos, contou que sempre participa de todas as ações de São Francisco que tem na cidade e ainda compartilhou um pouco da sua experiência: “Foi uma experiência divina. Os animais são criaturas de Deus, e Ele nos criou para dar amor e carinho para esses seres de luz. Hoje, a minha cachorrinha se comportou direitinho”.
A celebração contou com orações e a tradicional bênção do padre da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que pediu a intercessão de São Francisco.
“A água benta foi um toque especial, criando um momento de conexão entre os tutores e seus animais,” comentou Flávio Reis, um dos participantes.
Daniela Maia, engenheira e devota de São Francisco, disse que foi a primeira vez que levou o seu cachorro Totys, de 5 anos, para a benção. “Trouxe o Totys para ele conhecer e para que eu pudesse honrar minha fé,” explicou. “Acredito que São Francisco é o protetor dos animais, e essa devoção é muito importante para todos nós.”
Quem foi São Francisco
Nascido em Assis, na Itália, no ano de 1182, São Francisco de Assis foi batizado com o nome de João. Seu pai, um comerciante que viajava muito à França, mudou seu nome em homenagem ao local onde fazia bons negócios.
Aos 25 anos, Francisco fez votos de pobreza, se dedicando a uma vida de simplicidade, humildade e serviço aos menos afortunados. Um de seus traços mais marcantes era o amor que nutria pelos animais, tratando todas as criaturas, grandes e pequenas, com respeito e carinho. Durante sua vida, ele falou com os pássaros e os animais como se fossem seus irmãos e irmãs.
Francisco foi responsável pela fundação da Ordem dos Franciscanos e morreu em 4 de outubro de 1226, aos 34 anos. Em 1184, dois anos após o seu falecimento, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX. Seu nome está relacionado com o amor aos pobres, a simplicidade, a natureza e a proteção dos animais.