Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Estado tem aumento de mais de 200% no número de inscrições de presos no Exame Supletivo

O exame certifica as pessoas que não concluíram os estudos em Nível Fundamental ou Médio na idade adequada.

Detentos estudam para supletivo

Os três estabelecimentos penais com maior número de candidatos são o Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana, com 326 inscritos; a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru (247); e a Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, com 228 inscrições, ambas no Agreste do Estado. 

O secretário da Seap, Paulo Paes, aponta  a importância do supletivo. “Todas as oportunidades de crescimento individual para a pessoa que está em privação de liberdade são válidas. O supletivo, assim como o ensino regular, o trabalho e a capacitação, é uma oportunidade do reeducando ganhar a liberdade com um caminho promissor para seguir e, assim, evitar a reincidência no crime”, afirmou Paes.  

O supletivo, realizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), é uma política pública de certificação destinada às pessoas que frequentaram o espaço escolar, mas não concluíram os estudos em Nível Fundamental ou Médio na idade adequada. Com a aprovação e certificação, os participantes do Ensino Fundamental ganham a remição de pena de 177 dias. Já no Ensino Médio a redução é de 133 dias no cumprimento da pena.   

As provas para os detentos serão aplicadas no dia 21 de outubro de 2024. O resultado festá previsto para ser divulgado no site https://portal.educacao.pe.gov.br/supletivo-anual/ até o dia 07 de janeiro de 2025. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco