{{channel}}
Menos de 24 horas antes de desabamento, fiéis se reuniram em missa de contagem regressiva para Festa do Morro
Durante o evento, onde foi realizado o lançamento da logomarca dos 120 anos da tradicional festa, o local estava estava lotado

Menos de 24 horas antes do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, fiéis se reuniam no local para a celebração da Santa Missa da Contagem Regressiva de 100 Dias para a Festa de Nossa Senhora da Conceição, celebrada anualmente em 8 de dezembro.
Durante o evento, onde foi realizado o lançamento da logomarca dos 120 anos da tradicional festa, o local estava estava lotado, como mostram imagens compartilhadas nas redes sociais e conta uma mulher que preferiu não se identificar.
Para ela, que há tão pouco tempo havia estado no Santuário, acompanhar as notícias é “impressionante”. “Estou respondendo muitas mensagens de amigos e familiares que sabem que todos os domingos vou ao Santuário e pensando nas pessoas que estavam lá. Ainda não vi as imagens. Pensando também em como ficará para a solenidade de Nossa Senhora no dia 08 de dezembro”, contou ao Diario de Pernambuco.
O teto do Santuário desabou durante um evento de doação de cestas básicas, realizado periodicamente pela igreja. Segundo Marcos Ferreira, que atua no Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), cerca de 60 pessoas estavam no local.
A principal suspeita é de que o caso esteja relacionado com a recente instalação de placas solares. A equipe da Defesa Civil contou visualmente 98 placas, mas há suspeita é de que tenham sido instaladas cerca de 130, com peso de mais de 3 toneladas.
Nas redes sociais do Santuário, há apenas seis dias uma postagem comemorou a instalação do equipamento, viabilizada pela Campanha Santuário Sustentável, onde uma réplica de Nossa Senhora da Conceição foi rifada.
“Queremos agradecer a todos por cada contribuição, para que esse lindo projeto acontecesse. Foi concluída a instalação das placas solares, e ajudarão também na climatização do nosso Santuário, para assim acolher com mais conforto todos os Devotos que sobem ao morro. Obrigado de coração!”, diz a publicação.
Sobre a relação entre a instalação de placas solares no teto e a tragédia, secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que será necessário esperar o resultado do laudo técnico feito por pessoas capacitadas. "Sabemos que as placas entraram depois das obras do teto. É prematuro afirmar qualquer coisa, ma não podemos descartar essa relação", afirmou.
O desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição deixou ao menos 24 pessoas feridas e duas mortas. O Recife decretou luto oficial por três dias.
Feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte, e para o Hospital da restauração (HR), no Derby, na área central do Recife.