° / °

Confira a programação da Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru

A festa começa no dia 6 de setembro e segue até o dia 15 do mesmo mês

Por

Foto: Reprodução / Pascom Diocese de Caruaru
Os festejos serão realizados entre os dias 6 e 15 de setembro, com abertura às 18h45
A programação da festa em homenagem à Nossa Senhora das Dores, realizada em Caruaru, no Agreste, foi divulgada nesta terça-feira (6) pela comissão responsável pela celebração. 

Os festejos serão realizados entre os dias 6 e 15 de setembro, com abertura às 18h45, com o tradicional hasteamento da bandeira da padroeira. A bandeira chega junto com uma carreata da Paróquia de Santo Antônio de Agrestina. Neste ano, a festa traz como tema "Toquem vosso peito os clamores meus". 

Entre os dias 6 e 14 de setembro, a programação será formada pela Recitação da Coroa das Dores de Maria, às 19h, e com missas celebradas por padres e bispos. Também serão promovidas quermesses e apresentações artísticas.

Já no dia 7, a missa será presidida por Dom José Ruy Lopes, Bispo Diocesano. Nesta celebração, será realizado o rito de dedicação do novo Altar, momento em que o bispo ungirá o espaço litúrgico com o óleo do Santo Crisma, consagrando-o exclusivamente para a Celebração do Culto Divino.

Confira a programação completa:

  • 5h30 - Alvorada festiva com fogos;
  • 6h - Ofício de Laudes Solene, cantado pelos seminaristas do Seminário Nossa Senhora das Dores;
  • 6h30 - Missa;
  • 9h - Missa Solene;
  • 15h - Missa antes da procissão;
  • 16h30 - Procissão com a imagem da padroeira;
  • 17h30 - Missa de Encerramento;
  • Será realizado um show católico com Ivaldo Dias.

Percurso da Procissão
  • Avenida Rio Branco
  • Rua Frei Caneca
  • Avenida Rui Barbosa
  • Rua Gonçalves Dias
  • Avenida Agamenon Magalhães

Nossa Senhora das Dores

A devoção à Nossa Senhora das Dores desenvolveu-se a partir do final do século XI. Em 1814, o Papa Pio VII a incluiu no calendário litúrgico romano, fixando-a em 15 de setembro, no dia seguinte à festa da Exaltação da Santa Cruz. 

O papa Pio X determinou que a celebração fosse celebrada em 15 de setembro, um dia após a festa da Exaltação da Santa Cruz, mas não com o título de “Sete Dores de Maria”, mas como “Nossa Senhora das Dores”.

As sete dores de Nossa Senhora

As dores correspondem ao mesmo número de episódios narrados no Evangelho:

A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2,34-35);
A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2,13-21);
O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas 2,41-51);
O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23,27-31);
O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João 19,25-27);
Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61);
O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).