Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Homenagem em alusão aos 78 anos do Comando Militar do Nordeste

A Solenidade homenageará os integrantes do CMNE, de ontem e de hoje, que prestaram relevantes contribuições para o cumprimento da missão do Exército Brasileiro na Região Nordeste.

Nesta quarta-feira (24), no Quartel-General Forte Guararapes, sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), será realizada uma solenidade cívico-militar comemorativa aos 78 anos de criação do CMNE.

 1. Solenidade alusiva aos 78 anos de criação do CMNE

 No dia 24 de julho, no Quartel-General Forte Guararapes, sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), será realizada uma solenidade cívico-militar comemorativa aos 78 anos de criação do CMNE.
 A Solenidade homenageará os integrantes do CMNE, de ontem e de hoje, que prestaram relevantes contribuições para o cumprimento da missão do Exército Brasileiro na Região Nordeste. Outrossim, prestará homenagem às autoridades e personalidades civis e militares, dos mais diversos setores da sociedade pernambucana, com a entrega do Diploma de Amigo do Comando Militar do Nordeste, em reconhecimento pelas inestimáveis e valiosas parcerias estabelecidas em prol do fortalecimento da capacidade do CMNE no atendimento das mais diversas demandas da Nação Brasileira.
 Como forma de conferir maior brilho às referidas homenagens, a Orquestra Criança Cidadã brindará a todos os presentes com uma vibrante apresentação, a qual reunirá obras internacionais, populares e regionais. 

 2. Breve resumo do CMNE
 a. Antecedentes históricos:
 Os antecedentes do Comando Militar do Nordeste remontam às épicas batalhas nos Montes Guararapes, no Sec XVII, quando índios, negros, brancos e pardos se uniram em armas e com um só propósito, qual seja, o de defender esta terra que já a tinham como a sua pátria. Aqui nasceu a Pátria!
 Mais recentemente, por ocasião da II Guerra Mundial (II GM), tropas do Exército sediadas na Região Nordeste tiveram participação expressiva na defesa do litoral brasileiro, especialmente o “saliente nordestino”, cuja distância é a menor entre a América do Sul e a África; e, também, no envio de 2.794 jovens para comporem a Força Expedicionária Brasileira, que combateu nos campos de batalha na Europa, marcando o compromisso permanente do Brasil e de suas forças armadas na defesa da democracia, liberdade e paz no mundo.
 Ainda no contexto da II GM, destaca-se a criação do atual Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) (Araçoiaba - PE), no ano de 1943, com o propósito de apoiar o adestramento das tropas que integrariam a FEB e que abrigará a nova Escola de Sargentos do Exército.

 b. Criação do CMNE e evolução histórica:
 Com o término da II GM, o Exército Brasileiro foi reorganizado e, por consequência, foi criada, em 24 de julho de 1946, a Zona Militar do Norte, que abrangia todo o Nordeste brasileiro e a região Amazônica. Ocupou sua primeira sede na Rua do Príncipe, onde hoje funciona o Hospital Militar de Área do Recife.
 Em 1956, passou a chamar-se IV Exército.
 Em 1979, o Comando do IV Exército ocupou as atuais instalações no Curado.
 Em 15 de outubro de 1985, teve sua denominação alterada para Comando Militar do Nordeste.

 c. Missão do CMNE e composição:
 O CMNE integra a Força Terrestre do Brasil e tem por missão “manter-se em permanente estado de prontidão para: defender a Pátria; garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem; cooperar com o desenvolvimento nacional; apoiar as ações de defesa civil; cumprir atribuições subsidiárias; e participar de operações e exercícios internacionais”.
 É constituído por cinco Grandes Comandos: a 7ª Divisão de Exército e a 7ª Região Militar, ambos em Recife-PE; a 6a Região Militar em Salvador-BA; a 10ª Região Militar em Fortaleza-CE; e o 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa-PB. Possui, ainda, duas brigadas, sendo a Décima sediada em Recife e a Sétima em Natal-RN.
 O CMNE é responsável pela condução do preparo e emprego de 63 organizações militares distribuídas em oito estados da Federação (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).
 Conta com um efetivo aproximado de 25 mil homens e mulheres, que em em regime de disponibilidade permanente, encontram-se sempre prontos para atuarem em qualquer situação, local ou momento na Defesa da Pátria e no atendimento das diversas demandas da Nação Brasileira. 

 d. Fatos mais relevantes em sua história:
  1) Operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) - Condução de quase uma vintena de operações de GLO, contribuindo com os esforços dos estados envolvidos na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio;
  2) Operações da Garantia da Votação e Apuração (GVA) - Condução de diversas operações de GVA, em apoio à justiça eleitoral, colaborando com o fortalecimento da democracia brasileira;

 3) Obras de cooperação - Realização de centenas de obras de cooperação em apoio ao desenvolvimento nacional, dentre as quais destacam-se a construção da ordem de 5 mil kilômetros de rodovias, de 500 kilômetros de ferrovias, de 1.500 açudes, de 2.500 poços artesianos; trabalhos de recuperação de diversas rodovias estaduais; obras em aeroportos importantes, como o de São Gonçalo do Amarante-RN; e a significativa participação nas obras da transposição do Rio São Francisco.

4) Apoio às ações de defesa civil - Atuação em variadas operações de apoio às ações de defesa civil decorrentes, principalmente, das fortes chuvas, como ocorrido em 2022 em Recife-PE. Atualmente, o CMNE vem prestando sua colaboração na Operação Taquari II, ativada para prestar apoio à população gaúcha fortemente assolada pelas enchentes no corrente ano. Dentre os apoios do CMNE, ressalto o envio de um hospital de campanha, que já proveu mais de 3.500 atendimentos de saúde; de 12 moto-bombas; de militares especializados em serviços de engenharia; e de cerca de 850 toneladas de doações diversas.

5) Operação Carro-Pipa (OCP) - desde no ano de 1998, o CMNE vem conduzindo a OCP, atividade subsidiária de distribuição de água no semiárido brasileiro, atingindo, atualmente, cerca de 430 municípios sediados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

6) Operação Acolhida - Remessa de contingentes de militares para comporem a Força-Tarefa Logística Humanitária Acolhida, no estado de Roraima, a chamada Operação Acolhida, que consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dos migrantes venezuelanos, em situação de vulnerabilidade, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil.

7) Missões de Paz da ONU – Ao longo da história, o CMNE enviou tropas para as missões de paz, sob a égide da ONU, em Suez, Angola, Timor Leste e Haiti, em um total de mais de três mil militares.

8) Serviço Militar – Anualmente, as organizações militares e os tiros de guerra do CMNE incorporam cerca de 10.100 jovens, no contexto do serviço militar obrigatório, que cumprem um plano de instrução militar anual, ficando aptos a comporem a reserva mobilizável do País, para a Defesa da Pátria, em situações de crise. Em complemento, recebem uma série de instruções programadas voltadas ao desenvolvimento de atributos e à iniciação profissionalizante, tudo orientado a preparar o cidadão para os desafios da vida e atuar em proveito do desenvolvimento da sociedade.

9) Implantação da Escola de Sargentos – O CMNE vem atuando no apoio para a implantação da Escola de Sargentos do Exército, aqui em Pernambuco, com a expectiva de entregar à Nação Brasileira um estabelecimento de ensino superior de referência na formação de militares do Exército Brasileiro e, ainda, de transbordar inúmeros benefícios à sociedade, seja de natureza econômica, social, ambiental, pesquisas acadêmicas, entre tantos outros.

3. SOLENIDADE
Evento: Homenagem em alusão aos 78 anos do Comando Militar do Nordeste
Data: 24 de julho de 2024
Local: Quartel-General Forte Guararapes
Horário: A partir das 09:30 h
 
   
General Ribeiro  

Leia a notícia no Diario de Pernambuco