Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Choques elétricos: saiba como evitar acidentes dentro e fora de casa

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica de 2024, no último ano 674 mortes foram decorrentes de acidentes com choque elétrico no país


 
Mesmo que indispensável para a sociedade contemporânea, a eletricidade pode oferecer riscos e perigos em mais situações do que imaginamos. Choques e descargas elétricas podem ser fatais e deixar sequelas permanentes. 

O tema voltou a ser motivo de preocupação após a repercussão de episódios recentes de acidentes, alertando para a necessidade de ressaltar a importância dos cuidados e da criação de uma cultura do uso seguro e consciente da eletricidade.

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica de 2024, no último ano, 674 mortes foram decorrentes de acidentes com choque elétrico no país. O levantamento é promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Ao todo, é repassado no relatório o número de 781 mortes decorrentes de 2.089 incidentes envolvendo eletricidade no Brasil em 2023.

Os números registrados pela Abracopel já são de natureza preocupante, mas a corporação salienta que as ocorrências e fatalidades registradas podem representar valores mais altos, porque muitos acidentes não são noticiados ou carecem de informações completas para registro. Sendo assim, a entidade ainda não consegue capturar o cenário completo dos acidentes de origem elétrica no Brasil. 

Diante dessa realidade é importante se manter informado e atento para melhor prevenir e saber lidar com situações que envolvam eletricidade e seus riscos. Para isso, a equipe de reportagem do Diario procurou a Neoenergia.

“O choque elétrico é provocado quando uma corrente elétrica passa através do corpo humano e dependendo da gravidade do acidente, além de queimaduras podem ocorrer a arritmia cardíaca, sensação de formigamento, dores de cabeça, convulsões, e perda de consciência. Em alguns casos, podem ocorrer também queimaduras, e essas podem atingir até o terceiro grau na pele. Uma das situações mais perigosas e graves para o ser humano é quando o choque elétrico, ele entra por uma mão e sai pela outra ou entra por uma mão e sai no pé, isso porque nesse caso, a corrente elétrica atravessa a região do tórax e pode afetar o coração e os pulmões. Em casos mais graves a vítima pode entrar em coma e ter ataque cardíaco e parada respiratória”, explicou Elaine França, supervisora de operações da Neoenergia.

Elaine também deu dicas de prevenção contra os choques elétricos:

Em casa


Fora de Casa

  • Não solte pipas ou papagaios próximos à rede elétrica. O contato da pipa com os fios de energia, pode ser fatal. Além do perigo do choque elétrico, o curto-circuito pode deixar muitas famílias sem energia por muito tempo. 
  • Também não utilize o cerol, a mistura cortante feita com cola e vidro e outros materiais, pode transformar a pipa em um material condutor e provocar um choque elétrico, ao entrar em contato com a rede.
  • Se você encontrar um fio partido, nunca se aproxime ou tente tocá-lo, não socorra ninguém que esteja preso a um fio partido. Nesse caso você deve ligar para Neoenergia pelo número 116, que enviará uma equipe especializada para lidar com essas situações.
  • Em caso de colisão com um poste de rede elétrica, não saia do carro, pode haver um fio energizado sobre o carro e sair desse veículo pode provocar uma passagem de corrente elétrica no corpo humano até o solo.
  • Nunca realize podas em árvores que estejam próximas à rede elétrica, somente pessoas autorizadas podem fazer isso. 
  • Cuidado com as antenas instaladas sobre os telhados das casas ou fachadas, elas devem ser instaladas com muito cuidado para que não toquem ou caiam sobre os fios da rede elétrica;
  • Nunca suba em postes, somente funcionários autorizados da Neoenergia podem fazer serviços na rede elétrica, eles são preparados com técnicas e equipamentos apropriados para evitar acidentes;
  • Não faça queimadas próximo da rede elétrica;
  • Não faça ligações clandestinas na rede de energia isso pode aumentar ainda mais o risco de acidente com choque elétrico, curto-circuitos, incêndios, além de ser um crime previsto no código penal brasileiro;

Por fim, Elaine explicou como proceder para ajudar alguém que esteja recebendo uma descarga elétrica.

“Se você chegar a presenciar alguém levar um choque, desligue ou interrompa a fonte de energia e utilize materiais isolantes como madeira, borracha e plástico para afastar a pessoa da fonte de energia, mas não toque na pessoa sem a proteção adequada. Em seguida, chame a assistência médica. Se o choque for de alta tensão, é importante procurar um socorro imediatamente porque choques elétricos de alta tensão que estão por exemplo dos postes da Neoenergia podem causar lesões irreversíveis, e em muitos casos até a morte”, explicou.

Procurado pelo Diario de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informou que até o momento, 14 ocorrências de queimaduras elétricas e choque foram registradas pela corporação do início do ano até agora.

Frequência

Do início do ano até este mês de julho, alguns casos envolvendo acidentes com choques e descargas elétricas repercutiram bastante.

Em abril, um funcionário de supermercado morreu eletrocutado no Recife. A vítima estava manuseando um freezer quando levou um choque. Na cidade de Petrolina, um homem perdeu a vida após encostar em um poste e ser eletrocutado.

No dia 16 de maio, a polícia registrou uma morte por choque elétrico no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A vítima tinha 53 anos e morreu depois de sofrer uma descarga elétrica em um poste. 

Também em maio, no dia 30 de maio, um jovem de 24 anos foi atingido por uma descarga elétrica de alta tensão em Ipojuca, no Grande Recife. Informações extraoficiais apontam que ele precisou amputar um braço e uma das pernas. 

No início de junho, um trabalhador não resistiu a uma descarga elétrica quando fazia a limpeza de uma cisterna em um prédio em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ainda no mês junino, outra vítima morreu após levar um choque elétrico durante serviço e morreu em Jardim São Paulo, na Zona Oeste da Capital. 

Na primeira semana deste mês de julho, uma idosa de 64 anos morreu após levar um choque elétrico dentro de casa, no Grande Recife. A suspeita é que a vítima teria sofrido a descarga após ter tido contato com um fio desencapado. 

O caso mais recente foi no último dia 17 de julho, pai e filho levaram um choque em uma parada de ônibus em Porto de Galinhas. Eles foram socorridos e se recuperaram do susto.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco