{{channel}}
Homenagens marcam solenidade a militares reformados do exército no Dia do Veterano
Dia simbólico é comemorado desde 2022, em 18 de julho
Uma cerimônia com celebrações e homenagens marcaram a solenidade a integrantes reformados do Exército Brasileiroaconteceu na área externa do Forte do Brum, na Região Central do Recife, na manhã desta quinta-feira (18). O termo “veterano” é utilizado para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados.
A data também faz alusão ao dia em que o 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarcou em solo nacional, após a 2ª Guerra Mundial. Sob o comando do General Zenóbio da Costa, cerca de 4.931 combatentes, a maioria do 6º Regimento de Infantaria, partiram de Nápoles, no navio-transporte americano “General Meigs”, chegando ao Rio de Janeiro em 18 de julho de 1945. Na ocasião, aproximadamente 800 mil pessoas recepcionaram “os pracinhas”.
O evento foi direcionado pelo General Siqueira, Comandante da Sétima Região Militar, falou com exclusividade ao Diario sobre a importância da celebração do Dia do Veterano.
“É o legado do Exército que é construído passa por esses veteranos. Há essa celebração em alusão às tropas que chegaram ao Rio de Janeiro. Essa data tem esse significado que a gente considera uma luta bastante objetiva. Se o Exército é o que é hoje, é por que todos esses veteranos que vieram antes deram seu suor e seu sangue para criar e formar o Exército Brasileiro”, afirmou Siqueira.