{{channel}}
Brincadeira perigosa: sobe 6% número de ocorrências envolvendo pipas no estado
Segundo Neoenergia Pernambuco, entre janeiro e junho deste ano, houve 347 casos, que deixaram mais de 120 mil clientes sem energia

Brincadeira aparentemente inofensiva, empinar pipa é, na verdade, um problema sério.
Essa prática pode provocar ferimentos, mortes, quando tem linha com cerol, e prejudicar as pessoas, que ficam sem energia elétrica.
Nesta terça (23), a Neonergia Pernambuco divulgou uma estatística alarmante: de janeiro a junho deste ano, a empresa notificou 347 ocorrências envolvendo pipas que deixarm mais de 120 mil clientes sem energia.
O número representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Locais
No Recife, o aumento foi de 36%. As cidades com maior número de casos de interrupções provocadas por pipa, além da capital são: Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Nos primeiros meses deste ano, o número registrado de clientes interrompidos teve um aumento de mais de 50% comparado com o mesmo período de 2023.
Medidas
Para garantir que a diversão de crianças, adolescentes e até mesmo adultos não resulte em falta de energia ou acidentes, a distribuidora reforça constantemente orientações de segurança.
"É indispensável que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes tenham em mente que as pipas jamais poderão ser soltas nas proximidades de redes elétricas. Elas podem representar um risco em potencial para a ocorrência de acidentes graves e danos ao sistema elétrico. O ideal é que sejam escolhidas áreas abertas, de preferência em praias, longe dos postes e cabos elétricos. Caso essa pipa se enrosque na fiação, jamais tente puxá-la. Acione a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros para proceder com a retirada com segurança", afirma Eudes Oliveira, gerente de Segurança e Saúde da Neoenergia Pernambuco.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
A empresa também destaca que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.
Dicas
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa. Eles são condutores de energia e podem causar choques elétricos fatais;
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
- Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir ou mesmo matar, esses materiais costumam cortar os fios;
- Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço. Além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
- Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige esses veículos.
Ranking de ocorrências
RECIFE – 150
OLINDA – 57
JABOATÃO DOS GUARARAPES – 26
SÃO LOURENÇO DA MATA – 17
CABO DE SANTO AGOSTINHO – 15
IGARASSU – 12
ILHA DE ITAMARACÁ – 7
PAULISTA – 5
PETROLINA – 5
CARUARU – 5