° / °

2.100 cruzes: praia de Boa Viagem é palco de protesto de policiais civis contra violência urbana

As cruzes foram distribuídas na faixa de areia, simbolizando as vítimas de homicídios no Estado

Por

No começo da manhã desta quinta-feira (25), mais de duas mil cruzes foram distribuídas nas areias da praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), e ocorreu em protesto contra a crise na segurança pública do Estado.

As cruzes, que simbolizam as vítimas de homicídio em Pernambuco, foram colocadas quase em frente ao prédio onde reside a governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB).

Outras reivindicações dos policiais civis são melhores condições de trabalho, valorização salarial e efetivo. 

“Tivemos o primeiro semestre mais violento do que o  primeiro semestre  do ano passado. Queremos sensibilizar o governo. Os Policiais Civis estão sobrecarregados, as delegacias estão desabando, recebemos o pior salário das polícias judiciárias do Brasil e temos o menor efetivo dos últimos 30 anos”, afirma, Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.

Na quarta-feira (24), o SINPOL também realizou, em Caruaru, o ato das cruzes, conforme noticiado pelo Diario.

“A capital do Agreste é o berço do Juntos pela Segurança, mas a taxa de homicídios cresce 30% acima da média estadual que já é muito alta. Caruaru é uma cidade grande, mas o governo do estado a trata como se fosse pequena. É preciso estruturar e valorizar os Policiais Civis urgentemente. O Crime organizado está se enraizando em todo o estado”, alerta Cisneiros.

O ato das cruzes em Boa Viagem e Caruaru faz parte das ações do sindicato contra violência e pela valorização e estruturação dos Policiais Civis. 

Na próxima quarta-feira (31), os Policiais Civis realizarão caminhada contra o aumento da violência e pela valorização da categoria até o Palácio do Campo das Princesas.