{{channel}}
São João 2024: veja dicas para lidar com fogos e fogueiras e o que fazer em caso de acidentes
Bombeiros apontam algumas medidas para as pessoas participarem com segurança dos festejos juninos

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alertam a população para as melhores maneiras de brincar o São João sem o perigo de queimaduras com fogos e fogueiras.
Os bombeiros a SES-PE divulgaram uma lista de cuidados para as pessoas não interromperem as comemorações devido a acidentes.
Nessa relação, eles também orientaram o público. Afinal, caso algo aconteça, é preciso saber qual atitude adotar e quais são as providências ideias.
Segundo o 1º sargento BM, Júlio Sergio, o maior perigo está no manuseio errado de fogueiras e fogos de artifício que podem comprometer as brincadeiras e tirar o brilho dos festejos.
Os bombeiros não recomendam o uso de inflamáveis, mas alerta para os cuidados de gosta de usar esses artefatos.
Veja dicas:
1 - Os fogos devem ser adquiridos apenas nas barracas autorizadas.
"As pessoas só devem comprar os produtos nos locais cadastrados e vistoriados pelo Corpo de Bombeiros, são esses locais que possuem alvará de funcionamento e cumprem as normas exigidas", explica.
2 - Antes de comprar os fogos, é preciso estar atento à classificação que vem na caixa do produto.
"Existem quatro classes, que são A, B, C e D. A classe A é para crianças, são aqueles que não explodem e têm menos poder ofensivo. O B tem um potencial baixo de explosão e é indicado para pessoas até 16 anos. Já a classe C e D são mais poderosas e devem ser manuseadas apenas por pessoas acima dos 18 anos", esclarece o sargento.
3 - É preciso redobrar a tenção ao usar os artefatos explosivos
"Os adultos não devem deixar as crianças sozinhas. E mesmo os fogos sendo de menor potencial, as famosas estrelinhas ou traques de massa, devem ter sempre a supervisão de um adulto. Orientamos, também, para não deixar nada dentro de bolsos para evitar qualquer acidente", destaca o sargento.
4 - Os fogos de artifícios não podem ser soltos em vias públicas ou próximos de estruturas como postos de gasolina. Para reduzir o perigo, ao soltar os fogos é importante seguir as orientações indicativas contidas na embalagem. O Corpo de Bombeiros ressalta que soltar fogos em locais fechados, perto de copa de árvores, perto da rede elétrica ou próximo a pessoas deve estar fora de cogitação.
5 - Cuidado com os rojões
Em casos de rojões e bombas, não é aconselhável acender o material na mão. "Uma base segura deve ser usada, onde fique distante da mão e do braço. No São João, a parte do corpo onde mais é registrado queimadura é na mão", explica o sargento.
6 - E em caso de queimadura, o que fazer?
Segundo o chefe do Centro de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barretto, em caso de acidentes, alguns cuidados são necessários. No caso de queimaduras pequenas, o indicado é colocar água corrente no local por um longo período. Depois, a pessoa deve envolver o machucado em um pano limpo e úmido e se encaminhar a uma unidade de atendimento.
7 - Ferimentos mais graves
O mesmo não pode ser feito para machucados de alto grau. "Se for uma lesão que tenha sangramento, perda parcial do membro, o ideal é comprimir o local para conter o sangramento e ir imediatamente à unidade de atendimento terciária, que pode ter ortopedista, cirurgião vascular, cirurgião geral, entre outros. Se for uma queda na fogueira, como é comum acontecer nessa época, a pessoa precisa vir imediatamente para um hospital de grande porte, porque a queimadura geralmente é extensa, são as chamadas de "terceiro grau", explicou.
8 - Evite produtos "estranhos"
Ainda segundo o especialista, o paciente não deve menosprezar a queimadura e não tentar nenhuma receita caseira. "manteiga, margarina, clara de ovos, e pasta de dente não devem ser colocadas na lesão, isso só vai piorar",alerta.
9 - para onde levar a pessoa ferida?
Em caso de emergência: Nos casos de acidente de alto potencial, a pessoa deve ir até o posto de atendimento mais próximo, ligar diretamente para o SAMU (192), ou ligar para os bombeiros (193) solicitando socorro imediato.