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Mães de Pernambuco: 15 mil vagas são abertas; saiba como receber o benefício
O programa, que paga um auxílio mensal de R$ 300 às mulheres mais vulneráveis do estado, tem como meta alcançar 100 mil mães

O programa Mães de Pernambuco está com novas vagas de cadastro para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade do estado. O programa, que já alcançou cerca de 89 mil pernambucanas desde o seu lançamento em março, paga um auxílio mensal de R$ 300 às mulheres mais vulneráveis do estado. As interessadas podem se cadastrar no site do programa até o dia 18 de julho.
De acordo com o Governo do Estado, estas novas vagas eram de mulheres que não se encaixam no programa anteriormente por não cumprirem os critérios estabelecidos. Ao todo, são 15 mil vagas disponíveis.
A gestão estadual está investindo R$ 360 milhões por ano no programa, que visa alcançar as 100 mil mulheres mais vulneráveis do estado. Até agora, duas parcelas já foram pagas para as beneficiárias, sendo a primeira em 13 de maio com o alcance de 72.472 mulheres.
A segunda parcela foi paga no dia 7 de junho e beneficiou 81.879 mães, um total de 9.407 pessoas a mais em comparação com a fase anterior. Para a terceira parcela, com data de pagamento em 5 de julho, 85.685 mães serão beneficiadas.
"O programa reforça o compromisso do Governo do Estado no combate à fome. Isso porque ele faz parte do Pernambuco Sem Fome, uma iniciativa que abrange também o Mães de Pernambuco, levando assistência social e reconhecimento para essas mulheres que são responsáveis pela família", ressalta Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).
Como fazer a confirmação do benefício?
As mulheres precisam acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para aderir ao programa. Em seguida, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento; uma mensagem do sistema informa se a mulher está elegível e, em caso afirmativo, basta confirmar o interesse em participar do programa.
Caso não esteja elegível, a mulher é informada da sua posição na fila de espera.
Os cartões do programa que são usados para sacar o benefício são enviados para os endereços cadastrados pelas usuárias.
Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, pode sacar o valor nas agências da Caixa, apresentando documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem. Quem tiver dificuldade nesse processo pode entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS, pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421. É necessário informar nome completo, CPF e o Número de Identificação Social (NIS).