{{channel}}
Agentes civis pernambucanos voltam de missão no RS nesta sexta-feira (7)
Os agentes foram para o Rio Grande do Sul no dia 10 de maio, junto com bombeiros

Os quatro agentes da Defesa Civil de Pernambuco enviados em maio para atuar no Rio Grande do Sul vão retornar nesta sexta-feira (7) após 29 dias de missão. A equipe ficou dividida nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo, de acordo com a experiência de cada um, e as necessidades da região.
Os dois agentes que ficaram no município de Passo Fundo atuaram no escritório de Ajuda Humanitária, Restabelecimento e Recuperação. Eles prestaram serviço como analista de processos do S2ID orientando como deve ser feito o preenchimento do sistema.
Já na cidade de Porto Alegre a função dos agentes civis foi auxiliar no controle logístico no Centro de Distribuição de Ajuda Humanitária, no Galpão do Centro de Distribuição.
O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado, capitão BM, Marco Filipo, relata a importância de ajudar a população do Rio Grande do Sul após o desastre.
“Em nome de toda a equipe, tenho a dizer que o importante da missão foi ajudar o próximo, onde cada um cumpriu seu papel, juntamente com inúmeros voluntários, procurando minimizar o sofrimento das pessoas afetadas. No Centro de Distribuição Central de Porto Alegre apoiamos com experiências vividas em desastres aqui em Pernambuco, desde organização, orientação e apoio às equipes voluntárias, como também na parte técnica de controle de estoque e liberação de carga. Temos a certeza de que contribuímos de alguma forma para esse que foi o maior desastre sofrido pelo Estado do Rio Grande do Sul e com certeza do Brasil. Percebemos tanto na ida para o RS, como no retorno, nas paradas dos diversos Estados a receptividade, as palavras de apoio, e gratidão pelo objetivo da missão”, relatou.
A recepção da equipe será feita na Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, nesta sexta-feira, pela manhã. O horário só será confirmado nesta quinta-feira (6).
73 cidades tiveram pelo menos 10% da área atingida pelas enchentes
Dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo MapBiomas mostram que os temporais e enchentes atingiram 298 dos 497 municípios gaúchos, em maior ou menor grau. Isso representa 60% das cidades do estado. Dessas, 73 tiveram ao menos 10% da área afetada por deslizamentos, enxurradas ou inundações.
A pesquisa envolve universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas de tecnologia, e faz análise de dados por meio de imagens de satélites.
De acordo com o estudo, enxurradas, inundações e alagamentos atingiram 15.778 quilômetros quadrados (km²), o que significa 5,6% do território gaúcho (281.748 km²).
O boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado na manhã desta quarta informou que o estado tem 572.781 pessoas desalojadas e mais de 30,4 mil em abrigos. São consideradas desaparecidas 41 pessoas e 172 morreram em decorrência das enchentes.