Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Devoção marca segundo dia da festa que homenageia Frei Damião

Devotos foram, nesta sexta (24), ao Convento de São Félix, no Pina. Programação segue até domingo (26)

Devotos participam da festa de Frei Damião, no Recife

Nesta sexta-feira (24), os fiéis se reuniram para agradecer e homenagear o frade capuchinho,  no Convento de São Félix Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife.

Frei Damião nasceu na Itália e ficou conhecido pelas missões realizadas em todo o Nordeste. Ele morreu no Recife, em 1997. 

Para o frade Janailson José, coordenador do evento, a previsão é de que, até domingo (26), oito mil devotos passem pelo santuário.
 
“Duzentos ônibus estão vindo de todo o Nordeste para o Recife. Ele faleceu com 99 anos. Enquanto teve forças, ele foi ao povo. E, agora, é a resposta: o povo vem até Frei Damião. Vem demonstrar sua fé, vem agradecer”, afirmou. 

O coordenador do convento disse que existe um sentimento de renovação, a cada ano, ao  receber tanta gente.

 “Os fiéis chegam de tantos lugares, viajam a noite toda. A gente vê a emoção deles, em estar aqui. Percebemos o tanto do bem que Frei Damião fez ao povo do Nordeste nesses 66 anos de missão”, disse. 

Atualmente, a igreja reconhece Frei Damião como um Servo de Deus, uma das etapas para chegar até o posto mais alto, o de Santo. 
Antes disso, ele precisa ser beatificado, ou seja, ter um milagre feito em seu nome. 

“Estamos aguardando. Existem alguns milagres que apareceram, mas antes é preciso fazer uma análise muito criteriosa”, explicou Frei Janailson. 

Devoção

Maria Lucimar foi agradecer

A devota contou que teve um sonho e, a partir dele, houve "o milagre de  “Frei Damião". 

“Em um sonho, ele apareceu para mim. Eu estava deitada, como se estivesse em meu quarto. Ele me pediu para abrir a boca, colocou a mão e tirou de minha garganta um carocinho do tamanho de um feijão, me mostrou e disse que tudo ia ficar bem. Depois disso, nunca mais senti nada”, afirmou. 

Além de agradecer, devotos se reuniram no convento para pagar promessas. 

Lucielly levou o filho ao convento

“Eu tive várias complicações durante minha gravidez. No final, fiquei internada e tive pré-eclâmpsia. Meu parto complicou, tive meu rim inflamado. Já estávamos perdendo as esperanças do bebê vir bem, e eu também. Então, minha tia prometeu que, se tudo desse certo, quando meu filho fizesse oito meses vivo, nós viríamos vestidos”, contou.
 
Frei Damião

O frade capuchinho italiano ficou conhecido pelas missões que realizou em todo o Nordeste.
 
Ele morreu em 31 de maio de 1997 no Recife. Em 2019, o Vaticano deu ao religioso o título de Servo de Deus, um dos passos iniciais para sua beatificação e canonização.
 
Este ano, a festa tem como tema “Homem orante e peregrino da esperança”.

Programação

Neste sábado (25), além das missas às 6h e 17h, haverá apresentação das crianças assistidas pelo Projeto Cultural Frei Damião, às 19h30, seguida da exibição do filme “Frei Damião, o santo do Nordeste”, dirigido por Deby Brennand e produzido por Gerardo Lopes. 
 
O domingo da festa terá missa às 6h, reza do terço às 7h30, apresentação do cantor Dudu do Acordeon às 8h30 e missas às 10h, 14h e 17h – o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidirá a missa solene das 10h.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco