° / °

Dia Internacional da Mulher: condutoras de veículos ganham rosas e mensagens em blitz diferente na orla de Jaboatão

Iniciativa é do Detran-PE, que reforçou a necessidade de respeitar e valorizar a mulher condutora de veículos, além de oferecer dicas para uma direção segura e uma convivência harmônica no trânsito

Por

Foto: Paula Losada/DP
Agentes entregaram rosas para motoristas, em ação do Detran
Quem passou na manhã desta sexta (8) pela orla de Piedade, em Jabopatão dos Guararapes, no Grande Recife, se deparou com uma  blitz bem diferente: em vez de fiscalização e bafômetro, as agentes entregaram rosas para as motoristas.  
 
Essa foi um iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para marcar o Dia Internacional da Mulher. 
 
A ideia é  reforçar a necessidade de respeitar e valorizar a mulher condutora de veículos, além de oferecer dicas para uma direção segura e uma convivência harmônica no trânsito.
 
 No local, agentes de trânsito mulheres fizeram as abordagens, destacando o caráter feminino da operação.
 
O ato  contou com a Turma do Fom-Fom, artistas educadores de trânsito, que distribuíram material educativo com dicas como: evitar o uso do celular enquanto dirige, respeitar os limites de velocidade, nunca beber antes de dirigir. 
 
Cada motorista ganhou uma flor e uma mensagem pelo Dia Internacional da Mulher. 

A Operação Lei Seca (OLS) também integrou a ação com orientações para conscientizar sobre os riscos de ingerir álcool e dirigir veículos.

O Detran-PE tem desenvolvido ações que contribuem para a formação e valorização da mulher na sociedade.
 
O órgão mantém cursos de capacitação e aperfeiçoamento desenvolvidos pela Escola Pública de Trânsito (EPT). Entre eles, Mecânica básica para mulheres com turmas presenciais e on-line.
 
Em março, considerado o "mês da mulher", por exemplo, estão confirmadas duas turmas. 
 
O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, enfatizou que "a mulher tem um papel fundamental no trânsito, pela postura cuidadosa e atenção ao trafegar, o que merece reconhecimento".