° / °

Um lar de amor e amparo para os pets

Maiores gastos do abrigo de acolhimento são com ração, areia e sachês. O grande desafio é a redução do número de contribuições para manutenção

Por

Foto: Divulgação
Atualmente, mais de 40 gatos são atendidos pelo abrigo
O abrigo Lar Bola de Pêlos surgiu em 2018, após casos de abandonos de gatos em frente a porta da casa da sua fundadora Talita Silva. Mesmo sem recursos suficientes, Talita, que já cuidava e amparava os animais em vulnerabilidade, acolheu vários pets e criou o abrigo. Desde a sua fundação, mais de 200 gatos já passaram pela entidade. 

Atualmente, mais de 40 gatos são atendidos pelo abrigo, que fica localizado na Zona Sul do Recife. Os pets têm uma rotina composta por alimentação, banho, cuidados, tempo de lazer no ambiente com brinquedos, e consulta veterinária, quando necessário. O abrigo tem uma equipe formada por nove pessoas, sendo duas pessoas responsáveis pela higienização do ambiente, diariamente, uma pela manutenção em casos de quebras e obras e outros seis voluntários responsáveis pelas redes sociais, focados na divulgação das ações, dos eventos e no administrativo.
 
Os maiores gastos do lar de acolhimento de pets são com ração, areia e sachês, essas são necessidades diárias. O maior desafio é a redução do número de contribuição das pessoas para a manutenção das atividades. “As doações diminuíram drasticamente, estamos com muitos gatinhos precisando de ração, sachê e areia. Eles amam carinho e atenção. Muitos dos gatinhos estão no abrigo a muito tempo e nosso sonho é que eles sejam adotados”, ressaltou a fundadora do abrigo, Talita Silva.

A instituição conta com um projeto de adoção responsável, que tem como foco encontrar uma família que proporcione amor e acolhimento ao animal adotado. O contato é feito pela rede social Instagram, @larboladepelos. “Fazemos uma entrevista com o candidato, temos algumas regras, pois com gatos o processo é mais delicado. é obrigatório que se tenha tela, se possível do material polietileno, nas janelas da casa do tutor, seja um ambiente seguro e não tenha acesso à rua”, descreveu Talita sobre alguns dos requisitos para adoção do pet. 

Ainda de acordo com a idealizadora do lar, é de extrema importância que quem deseja adotar um animal tenha a consciência que ele vai depender do seu responsável por no mínimo 15 anos. “É preciso se planejar quando for viajar para outro estado ou pais, infelizmente já tivemos devoluções por causa de mudança. É um animal que tem sentimentos e precisa de muita atenção, amor e carinho”, salientou.

Quem tiver interesse em contribuir com o abrigo Lar Bola de Pêlos pode doar ração para gato, areia, sachê, materiais de limpeza, fazer uma visita para brincar com os animais, entrando em contato pela rede social Instagram, @larboladepelos. Também é possível ajudar divulgando as ações e eventos pelo Instagram. A doação financeira pode ser realizada pelo Pix, cuja chave é: larboladepelos@gmail.com - (Mariana-Nubank). 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP%2bSocial, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.