° / °

Recife tem crescimento de quase 90% de vagas em creches, na rede municipal

Atualmente, Recife conta com 147 creches à disposição da população, na Rede Municipal de Ensino

Por

Foto: Paulo Henrique/PCR
O compromisso é ampliar a quantidade de vagas em creches para crianças até os 3 anos de idade e pré-escolas também.
 
Com o intuito de expandir e levar mais oportunidades de vagas para as crianças, a Rede Municipal de Ensino do Recife registrou o aumento de cerca de 90% do número de vagas em creches.

Segundo a prefeitura, no final de 2020, no início da atual gestão, havia 6.434 vagas. Para o ano letivo de 2024, o número aumentou para 12.160.

Com três anos de gestão, João Campos, prefeito do Recife, parte para seu quarto ano com planos e desafios voltados para a educação.

Abertura de creches e vagas para as famílias segue sendo um dos maiores desafios e necessidades da população. 

O compromisso é ampliar a quantidade de vagas em creches para crianças até os 3 anos de idade e pré-escolas também.

Objetivo

Ainda de acordo com a gestão municipal, as vagas existentes, até 2020, foram criadas ao longo de 40 anos. A meta da atual gestão municipal é ampliar o mesmo número de vagas em quatro anos. 

Programa Infância na Creche

Ainda em 2021, foi lançado o Programa Infância na Creche, que visa firmar o compromisso de ampliar o número de vagas nas unidades infantis do Recife. 

A iniciativa busca dobrar tais números nessa faixa etária, com aumento dos locais, construção e ampliação além da implantação de unidades em parceria com instituições sem fins lucrativos. 

Também faz parte do projeto a melhorias nos materiais pedagógicos e a contratação de novos profissionais para atender as demandas. 

Investimento

Estão sendo investidos mais de R$150 milhões voltados para a educação da Rede Municipal para firmar o compromisso estabelecido pela gestão. Com isso, a iniciativa se torna o maior investimento em creches da história da cidade do Recife, de acordo com a prefeitura.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio destaca que o compromisso do prefeito João Campos é com o fortalecimento da educação infantil em uma visão geral.

“Além da criação destas novas vagas, um passo muito importante para a educação do Recife, a nossa rede comemora também a criação de cerca de 3.400 novas vagas para a pré-escola, etapa que contempla estudantes com quatro e cinco anos de idade. Iniciamos a gestão com 13.224 vagas e damos início ao ano letivo de 2024 com 16.620 vagas para esta etapa. A gente destaca também que não há uma meta definida para a pré-escola, mas há um grande esforço de ampliação”, enfatiza o secretário.

Segundo ele, esse fortalecimento da Educação Infantil é uma estratégia permanente para os próximos anos, além de estar alinhada também com o Plano Municipal de Educação e com o Plano Municipal para Primeira Infância do Recife. 

“Estamos vendo a história da Rede Municipal de Ensino do Recife mudar e a gente fica muito contente pela oportunidade de proporcionar esses avanços para as famílias que desejam matricular seus filhos em algumas das nossas unidades de ensino. Estamos trabalhando diariamente para ofertar um ensino de qualidade em prédios que disponham de uma estrutura moderna e diferenciada”, pontua Amancio.

Para o prefeito João Campos, esse aumento é importante e significativo. 

''Desde o primeiro momento, a expansão do número de vagas é uma diretriz muito importante. Todos os terrenos, unidades que podem ser expandidas, ampliações, novas construções, terrenos vizinhos que estamos fazendo aquisição, tudo isso faz toda diferença porque é mais uma criança dentro da sala de aula'', destacou Campos.

Dados

São 147 creches à disposição da população atualmente. Desse total, são 51 creches em parceria com a Rede Municipal, um dos eixos do Programa Infância na Creche. 

''Este número irá crescer ao longo deste ano, pois, neste momento, temos onze obras de construção de novas creches em andamento, além de diversas ampliações de unidades já existentes'', diz o secretário.

Obras

Em uma entrevista dada ao Diario de Pernambuco no final do mês de dezembro de 2023, o prefeito ressaltou que a cidade é protagonista em relação a obras voltadas para a educação.  

‘’Na educação, por exemplo, a gente tem um problema de acesso à vaga de creche. A primeira creche construída em Recife foi em 1981. Em 40 anos, foram abertas 6.500 vagas. Eu assumi em 2021 e, em 4 anos, vamos entregar 6.500 vagas, isso é público. Na Secretaria de Educação são 160 obras simultâneas. Se você pegar as cinco principais cidades de Pernambuco, não tem uma com 160 obras só na Educação’’, disse João Campos.