{{channel}}
Recife oferece mais de mil vagas para mamografia em fevereiro; veja o calendário
Pelo menos 80 vagas serão disponibilizadas em cada local visitado pelo mamógrafo

Para auxiliar as moradoras do Recife na prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde do município irá ofertar 1.040 vagas para o exame de mamografia no mês de fevereiro. A iniciativa faz parte de uma ação continuada com apoio de um Mamógrafo Móvel, que fará 13 paradas na capital do estado.
As recifenses com idades entre 50 e 69 anos podem verificar o calendário através deste link. As consultas serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h e o mamógrafo irá atender 80 pacientes em cada localidade.
Para realizar o exame, as recifenses precisarão apresentar documento de identificação, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Durante a realização da mamografia, é obrigatório o uso de máscara e distanciamento físico, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.
As pacientes poderão consultar os resultados em até 30 dias na própria unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso o Mamógrafo Móvel tenha feito os atendimentos em locais descentralizados, como praças, mercados e escolas.
Mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), e que necessitam do exame, devem ser encaminhadas por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento do exame.
A Prefeitura do Recife destaca que a “mamografia é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”. Além disso, é recomendado que mulheres com idades entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos.
Pelo menos 73 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados em Pernambuco até 2025
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mostrou que Pernambuco pode registrar 24.590 novos casos de câncer de mama a cada ano entre 2023 e 2025.
A projeção é de 2,8 mil novos registros de câncer de mama no estado, assim como 2,9 mil novos casos de câncer de próstata.