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Pessoas com Transtorno do Espectro Autista ganham sala especial para tirar carteira de identidade
Serviço diferenciado foi montado na unidade do expresso Cidadão, no Pina, na Zona Sul do Recife

O Expresso Cidadão oferece uma novidade para o público que precisa tirar carteira de identidade.
A unidade do Pina, no Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, ganhou uma sala especial para receber crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Elas terão um serviço diferenciado, que promove acesso à cidadania.
O local foi equipado e decorado de maneira lúdica para trazer mais acolhimento ao público infantil com TEA.
Segundo o govrno do estado, a ideia é levar sala especializada para as outras unidades do Expresso Cidadão, na Boa Vista (Recife) e nos municípios de Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina.
Como fazer
Para usufruir do serviço, o cidadão, pais ou responsáveis devem, primeiro, realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br.
No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na re-cepção que deseja ser atendido na sala especializada.
Não é necessário apresentar laudo.Abafadores de ruído estarão dispo-níveis para crianças com sensibilidade auditiva enquanto aguardam o início do procedimento.
Além disso, tam-bém está disponível crachá com cor-dão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso a iden-tifi car e prestar o suporte necessário à pessoa que receberá o atendimento.
Os atendentes do Expresso Cidadão rece-beram treinamento para oferecer aco-lhimento adequado.
O secretário Executivo de Administração e Patrimônio da SAD, Anselmo Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa.
“Possibilitar esse tipo de atendimento especializado traz grandes benefícios para as crianças com TEA, seus familiares e a socie-dade, que passa a ter mais consciência da necessidade de acolhimento ade-quado para esse público”, enfatizou.
A superintendente do Programa Ex-presso Cidadão, Renata Andrade, ci-tou a qualidade do espaço oferecido.
“A concepção da sala, sua confi gura-ção e os recursos disponibilizados fo-ram resultado de pesquisa e consulta a especialistas, famílias e os próprios atendentes, já experientes nesse tipo de atendimento”, destacou.