{{channel}}
Bombeiro de folga salva recém-nascido que estava engasgado com manobras dentro de elevador
Major estava de folga e foi acionado pela mãe do bebê, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

Um verdadeiro ato de heroísmo de um major do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) resultou no salvamento de um recém-nascido, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O militar estava no lugar certo e no momento exato para salvar um bebê que estava engasgado e o atendimento foi crucial.
O caso aconteceu no domingo (21), mas foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda (22).
Como foi
O cenário da ocorrência foi o elevador do prédio onde o militar e os familiares do bebê residem, no bairro de Candeias.
A câmera de videomonitoramento do equipamento registrou toda ação de socorro do major Márcio Lopes, que foi determinante para salvar a vida da vítima que precisava de atendimento emergencial.
O vídeo viralizou nas redes sociais. As imagens mostram que tudo começou por volta das 7h.
O militar estava acompanhado do filho menor, que estava montado em um velocípede. Eles se dirigiam para a área comum.
Enquanto os dois desciam pelo elevador, a família do bebê que passava mal estava desesperada e acionou o equipamento, no intuito de iniciar a corrida angustiante para socorrer a vítima.
O elevador parou no 12º andar, e neste momento, quando a porta se abriu, a mãe do recém-nascido entregou o bebê para o militar e pediu ajuda.
Prontamente, o major Lopes começou a aplicar as técnicas de salvamento.
Ele colocou o bebê de bruços em cima do braço, e começou a aplicar a técnica de compressões entre as escápulas (no meio das costas) de forma habilidosa e sútil.
É possível ver que o recém-nascido parecia estar desacordado, com os braços moles e sem reação.
Em seguida, o militar virou o bebê de barriga para cima com o braço apoiando a vítima e aplica novamente técnicas de compressão, mas desta vez, na região do esterno (osso que divide o peito ao meio) na altura dos mamilos.
Foi neste momento que um segundo homem, que parecia ser o pai da vítima, se aproximou e auxilia o militar no salvamento, inclusive, aplicando outra técnica.
Ele tampou o nariz do recém-nascido, e com os pulmões cheios de ar começou a soprar com os lábios a boca da vítima.
Após isso, o bebê foi reanimado e começou a chorar, sendo um sinal de que estava reagindo após o engasgo.
O militar entregou o recém-nascido ao pai que, em seguida, agradece com um aperto de mãos.
Após o salvamento, o major se encostou na porta do elevador e se certificou de se estava tudo bem.
Em nota, o Corpo de Bombeiros destacou o empenho do major.
“O Major Lopes, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, exemplificou a importância vital da técnica de desengasgo ao salvar uma criança dentro de um elevador. Sua prontidão e habilidade destacam como o conhecimento dessas técnicas pode transformar qualquer pessoa em um heroi real, capaz de agir eficazmente em momentos cruciais para preservar vidas”, ressaltou a corporação.