° / °

Jaboatão ganha prêmio de inovação em saúde na América Latina

Secretaria Municipal de Saúde já havia submetido três iniciativas para esta mesma premiação

Por

Promovido pela Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, o projeto “Todo artista deve estar onde as pessoas estão – Estratégia de vacinação extramuros para a população em situação de rua”, é um dos três vencedores da Chamada de Inovação Social em Saúde 2023. 

O trabalho, executado pela psicóloga e coordenadora de saúde mental, Paula Pereira, foi selecionado por demonstrar um forte potencial para contribuir no desenvolvimento da equidade da saúde na América Latina e Caribe.
 
"Esse projeto surgiu de uma grande preocupação com a população em situação de rua durante a pandemia, uma vez que esse público apresentava maior exposição ao vírus, menor acesso a diagnóstico e tratamento e maior vulnerabilidade. Jaboatao conseguiu imunizar quase 90% da população em situação de rua contra a covid-19 e esse é um marco  importante. O projeto respeita um princípio fundamental do SUS que é a equidade, ou seja, permitir que todos tenham acesso aos serviços", explica Paula Pereira. 

Nesta chamada foram feitas 93 inscrições de participantes de 13 países diferentes. Destes projetos registrados, cinco foram selecionados para serem reconhecidos na região, três chegaram até a fase final de destaque e outros dois receberão menções honrosas.

A Iniciativa Inovação Social em Saúde (SIHI) pode ser entendida como uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social.

Lançada em 2014, a Rede SIHI está crescendo cada vez mais e premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe.

A Secretaria de Saúde de Jaboatão explicou que esta temática foi escolhida para alcançar e incluir pessoas que, muitas vezes, são inviabilizadas na sociedade.

A estratégia selecionada pela secretaria aborda a vacinação in loco da população em situação de rua, além da oferta de diversos serviços de saúde física e mental, ações de assistência social, cadastramento no Cadúnico e Cartão SUS de modo equânime fortalecendo vínculos e a cidadania. 

Após o sucesso da estratégia, ela foi inserida na rotina das ações da Secretaria Municipal de Saúde. 

Por ser sustentável e pelo potencial de ser replicável, a estratégia pode contribuir para a mudança de paradigmas na execução de ações de saúde em países da América Latina e Caribe.

Os projetos vencedores receberão o reconhecimento em cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 1º de novembro, na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

Além disso, os finalistas terão os projetos reconhecidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e também farão parte da Aliança da América Latina e Caribe em Inovação Social para Saúde (ALACISS). A oportunidade vai permitir que os finalistas compartilhem suas experiências e conhecimentos, além de participar de espaços interativos com outros inovadores, eventos e cursos. 

Os trabalhos também ficarão disponíveis em sites como SIHI LAC, SIHI Global e o site da OPAS.