{{channel}}
Tudo pronto para o desfile de 7 de setembro no Recife

A manhã desta quinta-feira (7) marca o tradicional desfile cívico-militar pelo Sete de Setembro, Dia da Independência. Será o primeiro da governadora Raquel Lyra, desde que assumiu o cargo. A abertura do desfile, a partir das 8h, será com 1,3 mil estudantes da rede pública de ensino da prefeitura e do estado, além da participação de entidades, centros técnicos e organizações de diferentes segmentos da sociedade.
As tropas que vão desfilar neste ano totalizam 3.368 militares, sendo 276 da Marinha, 1.840 do Exército, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros. Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com viaturas militares e automóveis civis; conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso completam o desfile. Serão mais de 200 veículos participantes.
O evento será realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, bairro de Imbiribeira, e o palanque das autoridades será instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde haverá a revista da tropa pelo comandante militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.
FACULTATIVO
O Governo de Pernambuco decretou ponto facultativo para amanhã (8), um dia após as comemorações da independência. Desta forma, os servidores do estado terão um feriado prolongado. A decretação, realizada pela governadora, foi assinada pela secretária de Administração Ana Maraíza de Sousa Silva e foi publicada do Diario Oficial do Poder Executivo do Estado de terça-feira (5).
Em razão das comemorações de 7 de Setembro, a cidade do Recife vai sofrer alterações de trânsito, do comércio e das repartições públicas. Próximo ao desfile, a Avenida Mascarenhas de Morais terá o trânsito bloqueado, no trecho entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a Rua Arquiteto Fernando Almeida.
No comércio, as lojas de rua seguem convenção coletiva de lojistas, podendo ou não abrir as portas. Já os shoppings do Grande Recife têm horários distintos; todos abrem às 12h, mas o fechamento é diferenciado. Neste ano, não haverá esquema especial na Linha Sul para quem vai acompanhar o desfile militar na Zona Sul.