° / °

Maracatu Águia Misteriosa faz aula-espetáculo com alunos da Rede Estadual

Por

Divulgação
Ação percorrerá quatro regiões de Pernambuco, promovendo interação artística e formação de plateia durante três dias
Escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Metropolitana, Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão, receberão entre os dias 9 e 11 de agosto, o projeto "O Voo da Águia: do Terreiro à Escola", uma aula-espetáculo que tem em seu objetivo a promoção de um contato direto com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque solto.

A ação, idealizada pelo Maracatu Águia Misteriosa, de Nazaré da Mata, celebra os 32 anos de existência do grupo. Na aula-espetáculo, são explanados os elementos que compõem a manifestação cultural, a exemplo dos principais personagens, trajes, manobra e musicalidade, além da interação com o público. Trata-se de uma verdadeira salvaguarda dessa manifestação cultural, que conta com cerca de 120 integrantes.

Em cada uma das cidades visitadas o projeto irá promover, ainda, um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Coco Canavial, em Nazaré da Mata; o Caboclinho Tapuias Camarás, em Camaragibe; o Boi Surubim, em Surubim; e, o Maracatu Raízes do Sertão, em Arcoverde.

O projeto O Voo da Águia: do Terreiro à Escola acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Tem a concepção, elaboração e produção geral do professor e produtor cultural Clébio Marques, CEO da Usina Produções.


Confira a programação


Escola Dom Ricardo Vilela / Nazaré da Mata (Mata)

Intercâmbio: Coco Canavial

Quarta, 09 de agosto às 10h


EREFEM Francisco de Paula Correia de Araújo / Camaragibe (Metropolitana)

Intercâmbio: Caboclinho Tapuias Camarás

Quarta, 09 de agosto às 16h


EREF Maria Cecília Barbosa Leal / Surubim (Agreste)

Intercâmbio: Boi Surubim

Quinta, 10 de agosto às 10h


EREM de Arcoverde / Arcoverde (Sertão)

Intercâmbio: Maracatu Raízes do Sertão

Sexta, 11 de agosto, às 10h


UPE, Campus Mata Norte, Nazaré da Mata

Sexta-feira, 11 de agosto, 19h Apresentação Especial