° / °

Equipes do Programa Alerta Celular, da SDS, intensificam atuação neste fim de semana

Por

Foto: Divulgação
Neste sábado (6) e domingo (7), às forças policiais estarão atendendo o público nos mercados de São José e da Encruzilhada, Parque da Jaqueira, terminais integrados CDU e Camaragibe, shoppings Tacaruna e North Way, além das orlas de Olinda e Boa Viagem.
Equipes do Programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), continuam a postos para auxiliar a população pernambucana a utilizar esta importante ferramenta de combate ao crime no Estado. A SDS segue ampliando as atividades referentes ao programa, inclusive aos finais de semana, na divulgação de todos os benefícios que a plataforma oferece, proporcionando mais tranquilidade e segurança para os usuários da tecnologia.

Posicionadas em locais estratégicos e de fácil acesso, as equipes do Alerta Celular seguem atuando nos mercados públicos, praias, parques, terminais integrados e shoppings, atendendo o cidadão de forma ágil e gratuita. Nos estandes montados com essa finalidade, os interessados podem cadastrar seus aparelhos e, caso tenha sido vítima de roubo ou furto, registrar boletim de ocorrência de imediato.

Neste final de semana, estão programadas uma série de ações, nos seguintes horários e locais:

Dia 06/05 (sábado): Mercado de São José, das 7h às 15h; Mercado da Encruzilhada, das 8h às 16h; TI Camaragibe, das 8h às 16h; TI CDU, das 8h às 16h.

Dia 07/05 (domingo): Parque da Jaqueira, das 7h às 15h; orla de Olinda, das 8h às 16h; orla de Boa Viagem, das 8h às 16h; Shopping North Way, das 12h às 20h; Shopping Tacaruna, das 12h às 20h.

Com o importante auxílio do programa, as forças policiais de Pernambuco recuperaram, apenas no último mês de abril, um total de 1.030 celulares que haviam sido roubados ou furtados. Já no período acumulado, foram recuperados 4.028 aparelhos. Desde o início do programa, há seis anos, já foram cadastrados 738.360 aparelhos. Ao se cadastrar, o proprietário do aparelho permite que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as polícias possam encontrar o item subtraído.

COMO FAZER 

Para começar a proteger seu celular, basta acessar o site alerta.sds.pe.gov.br, fazer o cadastro e, depois, clicar no ícone do Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificação Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, e o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).