° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Em Jaboatão, estudantes com autismo recebem tablets para criação de jogos digitais

Por

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vão ajudar a desenvolver conteúdos digitais lúdicos que estimulem a aprendizagem de outros estudantes neurodivergentes (com TEA, TDAH, dislexia e demais condições neurológicas fora do padrão social). O desafio surge a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Educação do município e a empresa Agora Eu Consigo Tecnologias Ltda (Livox), com o patrocínio e apoio da Lego Foundation.  
 
O projeto Aprender Brincando foi anunciado, na tarde desta quarta-feira (05), no Complexo Administrativo, pelo prefeito Mano Medeiros e o sócio-diretor da Livox Paulo Rodrigues, como parte das atividades que integram a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento, foi iniciada a entrega de tablets a um pequeno grupo de estudantes, de 6 a 13 anos, representante dos 27 que atuarão como coautores de jogos digitais. Ao todo, serão entregues 245 tablets, com licenças vitalícias do software Livox, nos próximos quatro meses.
 
"Mais uma vez Jaboatão é pioneiro em um projeto que vai transformar a vida de muita gente. Não se trata de uma ação isolada e sim de uma política de gestão. Estamos dando mais um passo. Plantando mais uma semente. Plantaremos diversas outras e juntos vamos colher os frutos", comemorou o prefeito Mano Medeiros, agradecendo a Livox, às famílias presentes e às equipes de Educação, Saúde e Assistência Social que atuam na causa.
 
Paulo Rodrigues lembrou que já tem uma parceria com o município desde 2017, com o uso da plataforma Livox, já utilizada em todo o mundo, para comunicação de pessoas com impossibilidade ou dificuldade de fala. "Agora, estamos iniciando esse projeto-piloto que vai ajudar a ensinar e a aprender. E, a partir de Jaboatão, o mundo inteiro vai ser beneficiado com essa tecnologia assistiva", declarou, animado.
 
Laura Caciano, de 15 anos, é uma das selecionadas para o grupo de coconstrução de jogos digitais que recebeu seu tablet. "Eu estou ansiosa", declarou a garota, com um sorriso. Os pais também eram pura alegria. "Eu estou nas nuvens. Nem acreditei quando ela foi selecionada. A gente não tem noção da capacidade das pessoas com TEA", contou a mãe, Kátia Caciano. O pai complementou: "É muito bom acreditarem neles. Só quem tem um filho com autismo sabe como é difícil, eles sofrem muito bullyng, são muitas terapias, o apoio da prefeitura tem sido fundamental".
 
PÁSCOA AZUL
Após a solenidade, as atividades da Semana de Conscientização continuaram com a Páscoa Azul, uma festinha organizada para mais de cem crianças e adolescentes com TEA atendidos pela rede, com distribuição de ovos de Páscoa, arrecadados junto aos servidores. Eles foram recebidos com muita música e uma decoração montada com muito carinho, que incluiu fotos dos alunos e um caminho cheio de passinhos de coelhos.