° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Carnaval do Recife volta aos braços do povo no Marco Zero

Por

Depois de dois anos ausente, por causa do pior momento da pandemia de Covid-19,  o carnaval , uma das maiores alegrias do povo recifense, está de volta. Os foliões podem dar adeus a saudade e voltar às ruas do Recife para comemorar a festividade mais importante de Pernambuco. A abertura do carnaval aconteceu no polo do Marco Zero, nessa sexta-feira (17). Serão dezenas de shows no mais importante palco da folia recifense, até a madrugada da quarta-feira de Cinzas (22).
 
Com o tema “#VolteiRecife, com todos os carnavais” a festa busca trazer a essência da festa pernambucana, repleta de diversidade, cores, ritmos e culturas. O Polo do Marco Zero esteve lotado de foliões na estreia, sem confusão, com boa música e muitas cores. Chamou atenção a máquina de confetes e o jogo sensacional de luzes instalado no palco, que este ano está maior que todas as edições anteriores, com extensões laterais para os artistas se aproximarem do público.
 
“Senti muita saudade e falta dessa alegria, de toda essa confraternização. É momento de nos inserirmos com a nossa cultura, e isso é muito especial. Pretendo ir para o Galo, Olinda, voltar ao Recife Antigo e sempre poder sentir a energia de cada um desses lugares”, afirmou Alcides Barreira, mostrando sua carteirinha de folião modelo”. “Sou de Fortaleza, e é o meu segundo ano brincando o carnaval aqui. Recife é sempre incrível. Eu sabia que após pandemia o carnaval viria ainda melhor”, disse Rodrigo Amorim, com toda a alegria e direitos que seu “crachá de turista” lhe garante.
 
A estrutura do palco possui uma moldura com telões de LED cheio de figuras coloridas que tornam a visão dos foliões ainda mais bela. Ao todo, 44 polos estão espalhados pela cidade e mais de 2,8 mil apresentações irão atrair os foliões.
 
Em 2023, os artistas que tiveram a honra de serem homenageados para o carnaval do Recife foram Geraldo Azevedo, Dona Marivalda e Zenaide Bezerra. Os nomes foram escolhidos por representarem duas das mais importantes expressões culturais em Pernambuco, o frevo e o maracatu. No primeiro dia de festa, inclusive, Geraldo Azevedo foi um dos destaques do palco, em lindo show repleto de convidados especiais, como Fafá de Belém e Chico César No repertório, sucessos como “Dona da minha cabeça” e frevos como “Bom Demais.”
 
A festa, que começou às 16h, com as agremiações campeãs do Carnaval de 2020, última edição antes da Covid-19, teve seu ponto alto por volta das 23h, quando subiu ao palco o baiano Caetano Veloso, que voltou ao carnaval recifense após dez anos e teve uma multidão cantando em coro seus clássicos. Na sequência, a madrugada foi saudada com a moderna pernambucana Duda Beat, colocando todos para dançar.
 
Para a programação de amanhã (18), o Polo do Marco Zero receberá apresentações de agremiações vice-campeãs. Artistas como Almir Rouche e Pabllo Vittar são nomes aguardados pelos foliões.