{{channel}}
Artesãos do Prodarte expõem produtos na 20ª Fenahall
Dez artesãs(os) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) têm estande específico na 20ª Feira de Artesanato do Classic Hall (Fenahall) a partir desta sexta-feira. Bonecas de pano, camisas pintadas com imagens de elementos da fauna e flora nordestina, bijuterias em vários tipos de materiais, louças pintadas e muitas outras opções são produtos que podem ser encontrados no estande 166, disputando a atenção de visitantes entre expositores de diversas partes do Brasil e do mundo, no Classic Hall, em Olinda.
Artesão do Prodarte que trabalha com pintura a mão em camisas, Filipe Arruda tem grande expectativa para a participação na Fenahall. "É minha primeira vez num evento desse tipo. Estou muito ansioso para expor o meu trabalho, que é inspirado na cultura e cotidiano recifense, na fauna e flora do Nordeste e do Brasil, sempre com um foco na preservação da natureza”, diz. Também participam do estande do Prodarte as artesãs Inês Barbosa, que produz bonecas de panos inspiradas em personagens do folclore e cultura brasileira, e Raquel Barros, que retorna à feira com seus trabalhos em bijuterias e acessórios inspirados na cultura afro-brasileira.
Este ano, os organizadores da Fenahall preveem um público de mais de 120 mil pessoas que poderão conferir as exposições, muito artesanato, ala gastronômica e oficinas. A expectativa é de que nos nove dias a feira movimente mais de R$ 3 milhões em vendas.
Prodarte
O Prodarte tem como objetivo fomentar o artesanato no Recife, reforçando a importância da atividade, oferecendo orientação e apoio à produção artesanal, facilitação no acesso a cursos de capacitação e qualificação, além de auxílio para a participação em feiras e eventos como a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), Fenahall e Feira Recife Antigo na Rua. Além disso, os artesãos associados participam de feiras permanentes em vários pontos da cidade, como a Feira Capibaribe, que acontece de segunda a sexta no salão do térreo da Prefeitura do Recife.
“O Prodarte existe há mais de 30 anos, fomentando a produção artística e artesanal na cidade. Faz parte das nossas ações incentivar os artesãos a ocuparem espaços de fomento, como a Fenahall”, explica a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife, Adynara Gonçalves.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife.