{{channel}}
Diario de Pernambuco é vencedor na categoria Ilustração do 1º Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde
O jornal Diario de Pernambuco, o mais antigo em circulação de toda a América Latina, foi vencedor na categoria “Ilustração” durante a primeira edição do Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde, promovido pela Associação Médica de Pernambuco nesta quinta-feira (1º). A arte que ocupou o primeiro lugar no pódio foi “Álcool mais devastador que as drogas ilícitas”, assinada pelo ilustrador Laerte Batista Silvino, de 35 anos. Ele concorreu na categoria com Deyvidson Thiago Lucas de Souza, do Jornal do Commercio.
Confira abaixo a ilustração vencedora
No Diario de Pernambuco desde 2008, Silvino (como é conhecido pelos colegas da redação) se divide entre o jornalismo e a ilustração e escrita de livros infantis. Suas obras também são apreciadas na Ragu, publicada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e que reúne obras de artistas brasileiros e internacionais, valorizando a mescla entre a mensagem passada nas histórias em quadrinhos (HQ’s) e em outros formatos de mídias visuais. Política, gênero, violência e humor satírico são temas sempre presentes por lá.
Rememorando o momento em que deu vida para “Álcool mais devastador que as drogas ilícitas”, ele apontou o elo entre inspiração e profissionalização como o principal responsável pelas suas produções diárias, que também “dependem” de um espaço a cada edição do jornal. “A ilustração para um jornal diário exige mais que inspiração, a gente se profissionaliza ao ponto de conseguir extrair uma imagem de acordo com a matéria, uma imagem que consiga passar para o leitor uma leitura visual do que está escrito em texto. Como o prazo é curto, geralmente de horas, a gente cria métodos criativos para conseguir entregar a arte de acordo com o tema e o espaço deixado na página. Rascunhando, cheguei nessa solução que atendia tanto o espaço deixado pela diagramação quanto o sentimento que queria de sufoco pelo vício no álcool”, disse.
Apesar de colecionar alguns prêmios como cartunista em salões de humor ao longo da sua trajetória, Silvino confessou que não pensa nesse tipo de “recompensa” quando finaliza as suas ilustrações, mas celebrou ter sido campeão na primeira edição do Prêmio AMPE dando destaque pela proximidade dos 15 anos em que se dedica ao jornalismo. “Não faço as artes pensando se serão premiadas. O prêmio foi uma consequência. Me preocupo em fazer um bom trabalho e valorizar o texto da matéria. E como não participo de tantos prêmios, me senti feliz por esse reconhecimento. Fui presenteado e isso valeu pra valorizar os meus quase 15 anos ilustrando para o jornalismo”, afirmou.
Voltando-se para o evento promovido pela Associação Médica de Pernambuco (AMPE), o vencedor ressaltou o trabalho exercido pelos jornalistas, sobretudo recentemente durante a pandemia provocada pela Covid-19, e desejou que “tempos melhores venham” para duas bases sociais.
“Todo prêmio jornalístico é uma bela maneira de valorizar os profissionais da área. Sofremos bastante nos últimos anos e sabemos de todo o trabalho que a imprensa teve para cobrir a pandemia. Um prêmio que une saúde e jornalismo é de enorme valor para a comunicação e para a saúde. Espero que tempos melhores venham para ambos”, desejou.
A editora executiva do jornal Diario de Pernambuco, Paula Losada, celebrou a conquista compartilhando o sentimento dos colegas de redação, e afirmou que o troféu foi uma retribuição ao trabalho feito no dia a dia por Silvino. “Estamos todos muito felizes e orgulhosos por mais essa conquista de Silvino, que é um profissional talentosíssimo. Esse prêmio é um importante reconhecimento ao grande trabalho que ele realiza”, comemorou Paula.
Exaltando a história do Diario de Pernambuco, o diretor de Jornalismo da instituição, Múcio Aguiar, também compartilhou a comemoração pelo prêmio. Para ele, essa é uma das garantias da continuidade de um legado de excelência na área. “O Diario de Pernambuco é conhecido internacionalmente por ser o jornal mais antigo em circulação na América Latina e em língua portuguesa. Em seus quase dois séculos de existência, vem presenteando o Brasil com grandes profissionais e escritores. A vitória de Laerte Silvino representa a nossa continuidade no jornalismo de excelência”, afirmou o diretor.
A arte vencedora foi publicada pelo jornal na edição do dia 27 de abril deste ano, na editoria de Vida Urbana. A imagem trouxe cores e formas ao texto que sinalizava sobre as Redes de Atenção de Pernambuco estarem atendendo mais problemas ligados ao vício de alcoolismo que de drogas ilegais. Esse levantamento foi mapeado através de uma pesquisa feita pelo escritório da Organização das Nações Unidas (ONU).